World Fabi Books











{agosto 2, 2011}   Livros na web

A internet, que é vista como um recurso importante tanto academicamente quanto no dia a dia do trabalho,  pode se tornar um perigo para alguns impressos, como os jornais e, atualmente, os livros.

Fabiane Zambelli de Pontes

Nesse novo mundo moderno, digitalizado e virtual, já se proclamou muitas “mortes”, uma delas, além da do fim do jornal impresso, foi a morte do livro convencional, ou seja, do livro impresso.

A Internet é um recurso interessante, muitas vezes extremamente importante; mas será que ela poderia substituir a emoção de folhar páginas e páginas em uma leitura envolvente?

Em uma entrevista para o jornal O Estado de S. Paulo (em 28 de janeiro de 2006) o educador, poeta e jurista, Miguel Reale, afirmou que mesmo que o computador e a Internet sejam peças ricas de conhecimento para o homem, os livros jamais deixaram de existir, pois sempre continuaram sendo necessários para o conhecimento humano.

“Por mais que o computador enriqueça a Internet, o livro continuará sendo um ente essencial e necessário, exatamente por sua unidade sistemática, que é um valor autônomo.”

nelson2

Mesmo que a Internet, aparentemente, não cause a “morte” dos impressos e consiga facilitar a difícil tarefa de publicar um livro,  ela também se mostra uma incógnita que pode se tornar perigosa tanto para os novos quanto para os antigos escritores.

Afinal, se os livros estarão disponíveis na integra na web e nos e-books, como ficarão as vendas dos impressos se, futuramente, qualquer um poderá baixar qualquer livro para poder ler?  Como ficariam os escritores com o avanço da Internet? Ela seria um futuro perigo para a profissão? Essa é uma dúvida que alguns têm sobre o rumo dos escritores com os avanços virtuais.

O escritor, Nelson Magrini chega a se comparar com os músicos.

Nelson Magrini em sessão de autografos

“O e-book, por enquanto, está sendo comercializado. Portanto, devido a essa comercialização, eu ainda o vejo como uma mídia alternativa aos livros. Mas, se ele vai virar uma preferência à mída de papel, não sei dizer… A internet tem um lado bom, mas também tem um lado ruim, que é a pirataria. Veja os músicos…. É fácil baixar as músicas e coloca-las nos mps3’s, mp4’s e em outros aparelhos aí no mercado. Agora, em termos da pirataria de livros, acredito que, por exemplo, quem escreve contos deveria se preocupar mais, pois são menores e as pessoas ficam mais suscetíveis a lê-los pelo computador e pelos celulares. No entanto, não sei se no futuro isso vai gerar um impacto muito significativo a todos os escritores, pois é uma coisa que todos nós estamos sujeitos.”

Provavelmente a web não se torna uma inimiga dos livros convencionais e apenas uma alternativa a mais para os leitores. Contudo, apenas saberemos se ela se tornará um “perigo” para os escritores e para os livros impressos futuramente.

Afinal, mesmo os músicos de hoje em dia encontraram uma alternativa para o prejuízo que tinham com as músicas baixadas pela internet, se promovendo através de shows. E, ao mesmo tempo, controlando esse dano financeiro com a ajuda de uma jovem, porém, crescente fiscalização sobre a pirataria de seus produtos. E caso ainda cresça uma pirataria de livros pela rede, talvez os autores também consigam encontrar uma saída para isso.

ebooks_250x251

E quem não concorda com essa rivalidade entre livros e a internet, pode ir conferir a matéria de como a internet se tornou uma opção aos livros: http://redatoronline.wordpress.com/2009/11/16/um-complemento-da-leitura/

(matéria feita em 2009)

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Amor literário

Resenhas de Livros 📖 💻 📝

Devaneios da Lua

Sobre tudo e ao mesmo tempo nada

Crônicas da Gaveta

Relatos amadores por Blair Pttsn

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

%d blogueiros gostam disto: