World Fabi Books











{agosto 2, 2011}   Um complemento da leitura

A internet, que às vezes é vista como inimiga pelos mais tradicionais, também pode ser uma grande aliada para quem gosta de ler e para aqueles que querem publicar livros.

Fabiane Zambelli de Pontes

Livros impressos e e-books… Muitos veem essa relação como uma “guerra” entre dois meios de literatura, que disputam espaço entre os leitores no mercado. Contudo, essa “guerra” também pode ser vista sob uma outra ótica. Para alguns, ela pode se tornar uma relação amigável, onde um se torna uma opção do outro.

Ao invés de abolir o livro convencional, a Internet acabou se tornando mais uma alternativa de leitura. E uma prova disso são os livros exibidos pela web e os novos e-books. Com isso, os escritores de hoje em dia conseguem ver a internet como uma escolha a mais para publicar suas obras.

Muitos procuram por editoras virtuais para divulgar os livros e outros também se aproveitam de outros recursos, como blogs e sites para mostrar o próprio trabalho e atrair os leitores.

André Vianco em sessão de autógrafosO escritor brasileiro, André Vianco (na fotografia à direita), é um dos que utilizam a Internet ao seu favor. Ele possui um site próprio, onde os interessados podem entrar para saber mais sobre suas obras, se informar sobre eventos que ele participará e conhecer melhor o próprio autor.

“Olha, eu uso muito a internet ao meu favor. Tenho um site onde mostro meus trabalhos e, além dele, tenho comunidades e um perfil no orkut, estou no twitter e até utilizo o msn. Eu vejo tudo isso como uma forma de me aproximar mais de meus fãs. E você dando atenção aos leitores, isso automaticamente se converte em divulgação de mim mesmo como autor e também de  minhas obras. Portanto, a internet é muito útil neste ponto. Fica mais fácil de se aproximar dos meus leitores e fazer amizade com eles e, ao mesmo tempo, de montar uma publicidade em instantes que pode atingir milhares de fãs.”

juliano

E a web não se torna aliada apenas de quem já está no mercado editorial há bastante tempo.  São muitos  os novos  escritores que também veem a internet como uma ajudinha a mais na hora de publicar livros. Esse é o caso do novato no ramo de livros, Juliano Sasseron (na fotografia à esquerda).

“Na internet eu posso publicar obras minhas, divulgar a que eu já consegui lançar e conversar com alguns leitores e convidar amigos a lerem meus livros. Na internet eu posso fazer uma boa divulgação e publicidade do meu trabalho e ver o nível de aceitação dos leitores, assim, eu posso saber onde melhorar e o que não mudar. Ajuda a aprimorar minhas obras”

nelson3

E o escritor, Nelson Magrini (na fotografia à direita), ressalta que quem deveria se preocupar com o avanço da internet não deveriam ser os escritores que ainda a veem como uma ajuda, mas sim, as editoras e livrarias.

“Ao meu ver, não são exatamente nós quem deveríamos nos preocupar tanto. Afinal, os escritores produzem as obras e agora, usam a internet para divulgá-las e públicá-las. Quem deveria se preocupar seriam as editoras e as livrarias! Já que, mesmo que os escritores fossem atingidos, no futuro, por uma pirataria muito grande de livros, mesmo assim, os maiores lesados seriam elas.”

Contudo,  muitas são as editoras que não apoiam essa visão do escritor. Mas, que também  veem a web como alternativa e se aproveitam deste recurso para facilitar e agilizar o trabalho de publicação.

Além disso, a jornalista Cyntia Belgini, que está há oito anos trabalhando no mercado editorial, aconselha os escritores no ramo editorial e dá dicas de como utilizar a internet ao seu favor, principalmente quando se está começando no ramo:

“Primeira coisa, reserva um dia para consultar na net algo que ajude na sua publicação e, se precisar, liga para as editoras, perguntando com qual linha editorial elas trabalham… A segunda dica é simples: dê ao texto uma unidade. E a terceira dica é:  se você confia mesmo  em seu trabalho, mas ele já foi recusado por algumas editoras, o coloque na net!  Existem várias formas de divulgá-lo na web hoje em dia: twitter, orkut, blogs…  E outras ferramentas  que você pode encontrar na net. Tem também o google books, onde você pode fazer uma bela divulgação de sua obra e ter um retorno interessante”.

Direitos autorais sobre as próprias obras todos têm, no entanto, será que haverá um controle sobre quem consegue baixar livros pela internet? Somente com o tempo para saber. Contudo, no momento, sabe-se que a internet não representa um perigo para os “novos e velhos” no mercado editorial.

ebook

E para quem acredita que a internet pode prejudicar o mercado editorial dos livros impressos, pode ir conferir a matéria do quanto a internet pode ser perigosa: http://redatoronline.wordpress.com/2009/11/15/livros-na-web/

(matéria feita em 2009)

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Amor literário

Resenhas de Livros 📖 💻 📝

Devaneios da Lua

Sobre tudo e ao mesmo tempo nada

Crônicas da Gaveta

Relatos amadores por Blair Pttsn

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

%d blogueiros gostam disto: