World Fabi Books











{outubro 29, 2011}   Os verdadeiros Ditos Populares

Uma amiga minha, a Bia, me mandou um e-mail mostrando a forma correta dos mais famosos ditos populares. Alguns eu já sabia, mas outros… Poxa… Passei anos falando da forma errada e ninguém me avisa?

Então, vamos lá?

 

HOJE É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO

Quem aqui já imaginou o que e como seria um pé de cachimbo?

O correto é:

HOJE É DOMINGO PEDE CACHIMBO

Afinal… Domingo é um dia especial para relaxar e fumar, no caso, um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente… Pois, eu não prefiro um bom livro e um bom filme do que algo matando os meus pulmões. Hehehe…).

 

Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro

Mas, que bicho é esse que é carpinteiro? Ou melhor, um bicho pode ser carpinteiro?

Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro

Tá aí a resposta para o dilema!

 

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.

Eu sempre tive pena da batata… (SIM! Eu era uma criança que tinha pena de coisas inanimadas!

Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.

Se a batata é um caule subterrâneo, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparramaria pelo chão se ela está embaixo dele?

Tá aí uma explicação óbvia que nunca pensei! E eu cantando a música errada durante esses anos todos!!!

 

Cor de burro quando foge.

Eu sempre me questionei qual seria essa cor…

Corro de burro quando foge!

Esse foi o pior de todos!

E pensando bem… Por acaso, burro muda de cor quando foge? Afinal… Porque ele mudaria de cor?

Passei anos imaginando uma cor para isso, quando, na verdade o dito estava errado!!

 

Quem tem boca vai a Roma.

Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!

Porém, durante as minhas aulas de Italiano, minha professora me ensinou a forma correta! A qual é:

Quem tem boca vaia Roma. (isso mesmo, do verbo vaiar)

A forma como Roma era controlada, desagradava o povo. Portanto, eis o verbo vaiar!

 

Cuspido e escarrado.

Eu, particularmente, nunca gostei muito desse, sempre achei ser uma forma muito nojenta de se dizer que alguém é muito parecido com outra pessoa.

Esculpido em Carrara.

Bem melhor, não?

E para quem não sabe, carrara é um tipo de mármore.

 

Quem não tem cão, caça com gato.

Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça, caça-se de outra forma! Nesse caso, o gato ajuda! É preciso saber se virar com o que tem…

Quem não tem cão, caça como gato

Ou seja, sozinho! Se não tem o cão para te ajudar, o jeito é se virar e ir caçar sozinho, como qualquer felino faz!

 

Alguém sabia o sentido correto de alguns desses? 
Pois é…
Todos esses anos e a maioria eu nem desconfiava! 
Solange says:

adorei, muito bom.



Vanessa says:

adorei, muito bom.
+1



Deixe um comentário

et cetera
Amor literário

Resenhas de Livros

Devaneios da Lua

Sobre tudo e ao mesmo tempo nada

Crônicas da Gaveta

Relatos amadores por @Cardisplicente

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

Enquanto houver oxigênio

Respire mais uma vez e tente outra vez

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

