World Fabi Books











{novembro 23, 2011}   Figuras da Literatura Brasileira

Olá, a todos leitores que estão retornando!!!

E bem vindos aqueles que estão colocando seus olhinhos pela primeira vez nesse blog!!!

Como alguns já sabem, acabei por atrasar os posts da coluna “Figuras da Literatura Brasileira” e por causa disso, peço milhões de perdões!!

E mais uma vez, me atrasei!

Estou cuidando de um projeto chamado Virada Jovem… Isso está esgotando com todo o meu tempo e disposição! E como eu gosto de disponibilizar uma atenção extra para essa coluna, acabo por negligenciar a periodicidade dela em tempos como este! 

O cronograma ficou um tanto atrasado novamente e espero que esse problema não os desanimem com relação ao meu blog e a essa coluna!

E, para quem é novo aqui… 

O Figuras da Literatura Brasileira é um post que virou coluna!

Toda terça-feira (salvo imprevistos) coloco uma entrevista com alguns escritores brasileiros, as quais se pautam em cima dos mais variados temas escolhidos pelo próprio escritor.

Podemos discutir desde ficção até problemas políticos, sendo que o intuito é ajudá-los a conhecer melhor essas figuras de nossa literatura!

E não se esqueçam: Manifestem-se à vontade!

Então… Vamos para entrevista dessa semana?

Nana B. Poetisa (Adriana Barroso) falando sobre “De Tudo um Pouco”:

Nana B. Poetisa, para quem ainda não sabe, é o pseudônimo de Adriana Barroso.

Nasceu no dia 25 de Agosto de 1969 e é natural da cidade do Rio de Janeiro.

Sempre foi uma entusiasta e estudiosa de história e mitologia desde a mais tenra idade.

Leitora voraz, se debruçou em títulos e estilos diversos, desde romances policiais, estórias de ficção… Indo até as peças de Shakespeare!

Leu os livros que pararam em suas mãos com a mesma sede de conhecimento para todos!

É escritora, poetisa e romancista.

E o seu primeiro livro solo foi Fragmentos – Poética Fantástica, lançado em 2010.

Assina diversos blogs e sites no meio da literatura fantástica nacional, bem como apoia outros movimentos em prol da Literatura.

Criou uma página no facebook para divulgar os autores e as obras de Literatura de fantasia, ficção e terror: Literatura Fantástica BR@

Atualmente, divide a coluna de terror de Literatura de fantasia e ficção “Clã dos Imortais“, na Revista Digital Fantástica com os também autores: James Andrade, J. Modesto e Nelson Magrini.

Entrevista:

1. Nana, como é ser escritora? Como e porquê entrou para a área?

Bem, comecei a escrever a cerca de 12 anos. Antes disso, sempre fui uma leitora voraz. Sempre gostei de ler romances medievais, policiais, nada que fosse pra minha idade.

Comecei escrevendo em 99, ajudando meu companheiro Gustavo Drago com a obra dele, Relíquia – Caminhos de um Templo Egípcio. Depois, acabei assinando a coautoria dele. No mesmo ano, escrevi meu primeiro livro, Fragmentos.

2. E como foi publicá-lo? A sensação de vê-lo pronto foi a mesma que esperava sentir?

Bem, na verdade se passaram mais de 10 anos, até que ele fosse publicado.

E sim, com certeza. Foi glorioso ver a capa do livro pronta… Ele diagramado…

Nossa, não cabia em mim de felicidade, porque, afinal, lutei muito para que uma editora acreditasse no meu trabalho e o publicasse, sem que eu tivesse que pagar por isso!

3. Quais foram as maiores dificuldades na publicação? As editoras foram o caminho mais difícil a ser superado?

Sim, definitivamente.

Como mencionei acima, elas não costumavam dar espaço a autores desconhecidos, menos ainda poetas.

Mas, eu não desisti!

Corri atrás e um dia o editor da Multifoco, gostou do meu livro e o publicou, finalmente!

4. Como foi escrever o livro Fragmentos? E como surgiu a inspiração para escrever?

Olha, se eu contar, você não vai acreditar! Hehe…

Ás vezes, quando eu estava “down”, bem “depre” mesmo, me sentava na frente do meu computador velhinho, que nem internet tinha, e começava a rascunhar.

Dessa forma, em 6 meses escrevi os 50 poemas que integram o livro!

Sou apaixonada por mitologia… É um dos temas que mais me fascinam.

Acho que 60% do meus poemas, giram em torno de personagens mitológicos.

5. Quais os seus personagens mitológicos prediletos? E por que? Também saberia dizer o que mais lhe fascina na mitologia?

Não tenho um em especial, sou fascinada pela mitologia grega, celta, nórdica, egípcia, indiana, japonesa,… Rsrs…

O poder, a imortalidade…

Os amores…

Tudo muito intenso, visceral!

Sempre imaginava que eles existiam, como se cada Divindade, ninfa, monstro fosse surgir um dia… Sabe?

Eles sempre me fascinaram, sempre fizeram parte do meu universo.

E agora finalmente estou realizando um sonho de menina!

Aliás, estou organizando um livro com contos de mitologias de todo o mundo e apenas com autoras!

6. E de onde surgiu a ideia para esse livro com contos de diversas autoras? Veio mesmo a partir do seu livro Fragmentos? Como ele será?

Se a ideia veio do meu livro? De certa forma…

Sempre que tenho uma ideia para um livro novo, os seres da mitologia surgem logo na frente! Rsrs…

A ideia central do livro era contar lendas novas, não reescrever, não recontar… Criar mesmo! Apenas respeitando a historia e os autores clássicos. E o foco que exigi de todas, era que cada um dos contos fosse baseado no lado obscuro das mitologias: regiões infernais, monstros, demônios,… Essas coisas (já dá para acompanhar pelo meu blog – http://nanabpoetisa.blogspot.com/).

Amadureci a ideia, pensei bem no que queria e convidei 11 autoras pra integrar o projeto ao meu lado.

E em menos de um mês estará na mesa do editor! Estou muito motivada! As autoras se superaram e me surpreenderam! Cada uma escreveu uma história ímpar!queria e convidei 11 autoras pra integrar o projeto ao meu lado.

E fazendo um adendo…

Minha carreira teve um acréscimo valioso nesse ano de 2011, quando fui convidada para integrar a antologia de mitologia nórdica, Asgard – A Saga dos Nove Reinos, da editora Jambô, organizada por Soira Celestino.

As propostas cresceram, a visão da minha carreira se tornou bem maior, depois que integrei o projeto! E depois dele, fui convidada por um grande amigo para escrever o prefácio de um ebook de autoria dele o qual fala de deusas.

Olha isso! Só mitologia! Rsrs…

Depois, fui convidada para o livro Ventos Poéticos da Literata, o qual foi lançado agora em Outubro. E também escrevi um conto para o ebook de aniversário do blog O Prisioneiro da Eternidade (http://prisioneirodaeternidade.blogspot.com/), o qual pertence à um amigo meu, o Oscar Mendes.

Inclusive, o meu primeiro livro foi indicado para o Codex de Ouro 2011, na categoria poesia! A cerimonia de entrega dos prêmios será essa semana.

Só não sei se vou ganhar, mas, fiquei muito contente por ter sido indicada. Olha o meu livro no site: http://www.codexdeouro.com.br

Aliás, o Adriano Siqueira e o Nelson Magrini também estarão concorrendo, porém, em categorias diferentes da minha.

Não deixando de mencionar, esses dois escritores fantásticos me resgataram, quando eu já havia desistido da carreira. Eles me aconselharam e me puseram de volta nos trilhos, nunca deixaram de acreditar em mim! Amo os dois, são meus anjos!

7. Nana, como foi escrever uma obra com poemas de escrita tão marcante e repletos de protagonistas do universo fantástico? E também, lembrando do seu livro de contos (em parceria com outras autoras), qual é a dificuldade de se escrever um conto em que o foco é no lado obscuro das mitologias?

Foi delicioso! Cada um deles, simplesmente, nasceu…

Não passei meses debruçada em nenhum, eles vinham prontos na minha mente e eu os transcrevia.

E quanto aos contos, no meu caso, nenhuma dificuldade, pois, sempre tive imenso fascínio pela parte obscura, pelos reinos infernais…

Vamos combinar, que os vilões são muito mais charmosos!

8. Você falou bastante em e-books, livros impressos, blogs… Você acredita que o livro impresso pode trabalhar em conjunto com o livro virtual (e-books)?

Com certeza! O e-book não veio para competir e sim para somar.

Tem pessoas que leem os e-books em situações onde não conseguiriam ler um livro físico, por exemplo.

Muitos autores têm investido nesse novo tipo de publicação.

E eu acho muito válido!

9. Como é entrar para o universo da literatura nacional? E quais os autores que mais a inspiraram a entrar para esse mundo de frases e palavras brasileiras? Aliás, você comentou do apoio do Adriano Siqueira e do Nelson Magrini… Mais alguém a apoio nesse caminho?

Bem, você sabe que financeiramente existem poucos autores que se realizam.

Afinal, as editoras ficam com grande parte do que, eu acho, deveriam ser nossos direitos.

Tenho muito orgulho de fazer parte desse time de grandes escritores, famosos, desconhecidos, experientes, inexperientes…

Mas, todos com uma coisa em comum: o amor pela literatura fantástica!

Claro, tenho inúmeros amigos que sempre me apoiam, como: Gustavo Drago meu parceiro; Eddy Khaos, grande amigo de São Paulo;Atila Siqueira;…

São muitos e seria injusto se eu deixasse de mencionar algum deles!

ério,Fabi! O que eu mais amo, são meus amigos!

E eu escrevo porque amo, porque faz bem pra minha alma.

Amo escrever coisas que irão tocam as pessoas.

10. Como escritora, você acredita que a literatura fantástica vem se expandindo? Existem mais leitores e/ou escritores do gênero? E para você, o que um bom enredo e/ou poema fantástico não pode deixar de ter para prender o leitor?

Nossa, e como!

Olha…

Pelas páginsa que criei no facebook (http://www.facebook.com/Ayuni8 e https://www.facebook.com/pages/Literatura-Fant%C3%A1stica-BR/142977295758012) descobri que a cada dia mais e mais autores estão surgindo. São pessoas muito talentosas, criativas…

Aliás, o facebook é uma ótima ferramenta!

Não só ele, mas também outras redes sociais!

E é possível ter essa noção de escritores e leitores através dele, dos blogs, do skoob, entre outros… São excelentes termômetros! Rsrsrs…

E quanto ao que não pode deixar te ter…

Claro, as historias não podem ser “lugares-comuns”, pois, nossos leitores, que são jovens adultos e adolescentes em sua maioria, são muito exigentes!

11. Quais as dicas você daria aos futuros escritores e poetas? O que diria a aqueles que desejam se aventurar no mundo dos livros?

Deixar a criatividade rolar solta!

Ser inventivo, diferente, ousado!

Não ter medo de explorar os universos que a fantasia nos oferece!!

Livros Publicados:

  1. Fragmentos – Poética Fantástica” – Indicado ao prêmio: Codex de Ouro 2011.
  2. Coautoria no romance do amigo Gustavo Drago: “Relíquia – Caminhos de um Templo Egípcio – Vol I”.
  3. Asgard: A Saga dos Nove Reinos” – Antologia de mitologia nórdica. (participação com um poema na página central) – Organizado por: Soira Celestino & Evandro Guerra.
  4. Ventos Poéticos – Antologia de poemas” – Organizado por: Cristiano Rosa. – Livro para o qual foi uma das duas autoras convidadas.
  5. As Sete Deusas Gregas” – e-book de: Eddy Khaos (prefácio de autoria da escritora).
  6. Contribuição no ebook: “O Prisioneiro da Eternidade“, para comemorar o aniversário do blog do parceiro de literatura, Oscar Mendes Filho, com o conto: “Urros Bestiais na Cidade Luz“.

Outros dados interessantes:

  1. Projeto literário criado por Nana – Universo Fantástico do Submundo – Mitologia das Trevas. – Lançamento: Em breve.
  2. Email profissional: nanab.poetisa@gmail.com
  3. Blog: ☥ Covil da Deusa Vampira ☥ – http://covildadeusavampira.blogspot.com/
  4. Blog: Literatura…Minha Vida!® – http://nanabpoetisa.blogspot.com/
  5. Blog: Universo Fantástico do Submundo – Mitologia das Trevas® – http://universo-fantastico-submundo.blogspot.com/


Deixe uma resposta

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

