World Fabi Books











{dezembro 25, 2011}   As Rosas e seus significados

Olá, meus queridos leitores!

Esse post eu dedico a uma de minhas flores prediletas (ou melhor, A PREDILETA): A ROSA!!

A rosa é uma das flores mais populares no mundo e é cultivada desde a Antiguidade.

A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.

Cientificamente falando… As rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies e milhares de variedades!

Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral.

Essas flores sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

E… Talvez em nossa cultura nenhuma outra flor tenha tantos significados quanto às rosas!

Magnífica e dotada de uma beleza sedutora e exuberante, as rosas encerram séculos de olhares românticos, apaixonados e respeitosos que inúmeras civilizações depositaram sobre elas.

As roseiras são plantas tão magnificamente especiais que não só as suas flores têm significados. Seu caule e suas folhas também encerram símbolos ocultos e “mágicos”.

As folhas, por exemplo, simbolizam a esperança humana.

Um ramo que inicia o desabrochar significa gratidão.

E uma coroa feita com fores e caules representa virtude recompensada.

As pétalas, de acordo com as cores que possuem, podem ter os seguintes significados:

Rosas Vermelhas

A mais comum e buscada. São, obviamente, as mais desejas e admiradas entre todas as outras. Seu simbolismo tem a ver com amor intenso e vívido.

O vermelho é o fogo ardente da paixão e da coragem. Porém, quando as rosas vermelhas vierem acompanhadas de brancas, o ramalhete assume o significado de unidade.

Além de amor, estas flores também podem traduzir mensagens de respeito e coragem. Quando apresentam tons bem escuros querem se referir a uma beleza inconsciente (como, pro exemplo, a rosa bordeaux).

As palavras que mais combinam com ela são : paixão, amor, respeito, beleza e adoração.

Rosas Cor-de-Rosa

Nesta tonalidade, as rosas significam gratidão (rosa escuro) ou querer bem (rosa claro). No entanto, o significado mais aceito é o da gentileza.

Ou seja, as rosas cor-de-rosa, em tons mais escuros querem dizer gratidão e estima, enquanto que as de tons mais claros significam admiração e simpatia, um “bem querer”, sendo que normalmente, as rosas cor-de-rosa, em geral, são as flores que possuem uma conotação de graça e gentileza.

As palavras que mais combinam com ela são: carinho, gratidão, graça, agradecimento e o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero em algumas culturas).

Rosas Coral ou Rosas Cor-de-Laranja

Essas rosas são um pouco mais difíceis de se encontrar e presentear alguém. São lindas e possuem várias tonalidades, que podem ir de um coral, para um laranja e até para um âmbar.

As cor-de-laranja e/ou coral significam entusiasmo e desejo, enquanto que  as rosas-de-chá híbridas querem dizer “sempre me lembrarei de ti”.

As palavras que melhor as representam, são: entusiasmo, desejo e lembrança eterna.

Rosas Brancas

São lindas e normalmente usadas para adquirir cores e tonalidades diferentes.

Muitas pessoas as mergulham ou regam com corantes para conseguir um efeito novo e único.

Rosas brancas são usadas como simbolo de paz e, por sua vez, assumem vários outros sentidos, como os de inocência e pureza, reverência e humildade, ou de segredo e silêncio.

Também significam que quem as está oferecendo, quer dizer: “sou digno de ti” ou “tu és celestial”.

As palavras que melhor as descrevem, são: inocência, pureza, respeito, reverência, silêncio, paraíso e humildade.

Rosas Amarelas

Em geral, as rosas amarelas significam satisfação e alegria, mas podem servir como advertência também: “tens que ter mais cuidado”.

Quando combinadas com as rosas vermelhas, remetem para sentimentos joviais e de felicidade. Assim, a pessoa poderá tanto dar uma advertência quanto expor seus sentimentos de amizade.

Antigamente, dependendo da forma como eram oferecidas, a pessoa poderia conquistar um amigo ou um inimigo.

Elas também podem representar o amor por alguém que está a morrer ou um amor platônico.

As palavras que as melhor descrevem, são: satisfação, advertência, felicidade, inimizade, amizade e alegria.

Outros tipos de rosas:

Rosas Azuis: verdadeiro amor eterno, raro, forte, que nunca se abala ou descolore. Em algumas culturas ela tradicionalmente significa mistério, a busca, ou o alcance do impossível (raras, obtidas somente através de corantes, cruzamentos e/ou manipulação genética direta do DNA da planta).

Rosas Champanhe: significam admiração, simpatia (obtidas somente através de corantes, cruzamentos e/ou manipulação genética direta do DNA da planta).

Rosas Coloridas em diversos tons claros: significam amizade e solidariedade (obtidas somente através de corantes, cruzamentos e/ou manipulação genética direta do DNA da planta).

Rosas Coloridas, predominando as cores vermelhas: significam amor, paixão e felicidade (obtidas somente através de corantes, cruzamentos e/ou manipulação genética direta do DNA da planta).

Rosas Vermelhas com tons Amarelos: significam felicidade (obtidas somente através de corantes, cruzamentos e/ou manipulação genética direta do DNA da planta).

Rosas Vermelhas com tons Brancos: harmonia, unidade (obtidas somente através de corantes, cruzamentos e/ou manipulação genética direta do DNA da planta).

Rosas completamente Verdes: significam esperança, descanso da juventude e equilíbrio (raras, obtidas somente através de corantes, cruzamentos e/ou manipulação genética direta do DNA da planta).

Rosas Violetas: significam calma, auto-controle, dignidade e aristocracia (raras, obtidas somente através de corantes, cruzamentos e/ou manipulação genética direta do DNA da planta).

Rosas Pretas: significam separação, tristeza e morte (raras, obtidas somente através de corantes, cruzamentos e/ou manipulação genética direta do DNA da planta).

Rosas Cinzentas: significam desconsolo, aborrecimento e velhice (raras, obtidas somente através de corantes, cruzamentos e/ou manipulação genética direta do DNA da planta).

Os botões de rosa também diferem em seu significado. Eles possuem uma simbologia diferente das flores que estão plenamente abertas.

Os botões vermelhos significam pureza ou beleza virginal; “pura e encantadora. Os botões brancos, representam a juventude e a inocência; sugerem também que “a moça é nova demais para amar”.

Além disso, se duas rosas estiverem unidas pelo caule é sinal de noivado ou de casamento. próximo. Ou uma rosa aberta encimando dois botões é um pedido de segredo.

Apesar de ter expressado aqui os significados de algumas cores comuns e até raras, na realidade existem mais de trinta mil espécies de rosas diferentes. Quase todas produzidas através de cuidadosos anos (ou mesmo séculos) de cruzamentos, com as mais incríveis variedades de cores e formatos como resultado.

Nos dias atuais, a possibilidade da manipulação genética direta do DNA da planta, acabou provocando o aparecimento de variedades que antes eram simplesmente impossíveis pelo processo de cruzamento natural. A rosa azul é um exemplo disso (foi produzida no Japão).

Seja lá qual seja a cor ou a forma; se é natural ou pura; se é híbrida ou geneticamente transformada ou criada,… Os buquês de rosas exercem uma fascinação nos casais apaixonados e mesmo entre pessoas que sentem carinho despretensioso umas pelas outras.

Essas flores continuarão, por tempos incontáveis, como as favoritas dos amantes e dos que se gostam!!! (eu, pelo menos, as adoroooooooooooooooooooooooo!!!!)

Coragem, amor, paixão, fé, respeito, veneração, amor filial, carinho, ardor sexual, conquistas, celebração, etc,… Aonde quer que o homem vá e julgue que haja algo que ele deva comemorar ou alguém que deva agradar; lá estarão os buquês de rosas com o seu encantamento, sua mística milenar e sua enigmática beleza.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: