World Fabi Books











{março 23, 2012}   Super Junior

Para quem não conhece o grupo sul-coreano Super Junior, este post vai clarear um pouco as noções de vocês a respeito de música pop internacional!

Primeiramente, vamos esclarecer o que é K-pop (é o gênero de músicas que o Super Junior canta)…

 

 

K-POP

O pop coreano ou K-Pop (abreviatura de Korean pop, em inglês) é um gênero musical consistindo de música eletrônica, hip hop, pop, rock e R&B originários da Coreia do Sul.

Antes, o gênero não era tão conhecido e não recebia tanta visibilidade internacional, contudo, nessa nova era do “digital”,  habilidade do K-pop de alcançar via, internet, um público antigamente inacessível está levando a uma mudança de paradigma na exposição e popularidade do gênero.

Através da presença de páginas de fãs no Facebook, disponibilidade no iTunes, perfis no Twitter, vídeos de música no YouTube, entre outras ferramentas virtuais, o Super Junior – bem como outros grupos de k-pop – está ganhando cada vez mais fama e conquistando fanáticos e simpatizantes por quase todos os continentes!

E se retrocedermos um pouco no tempo, por volta dos anos 90, encontraremos a estréia do grupo Seo Tai-Ji & Boys em 1992. Esse acontecimento pode parecer desinteressante, mas foi um ponto importante para a música popular na Coreia do Sul, uma vez que o grupo mencionado acabou incorporando elementos de rap rock e techno na “cultura musical” coreana.

E em 1995, o empresário Lee Soo Man funou da maior agência de talentos da Coreia do Sul, S.M. Entertainment, – agência que deu vida ao Super Junior – a qual levou à público os primeiros girl grops e boy bands.

No fim dos anos 90, aumentou a concorrência por esse nicho do mercado musical e a YG Entertainment, a DSP Media e a JYP Entertainment entraram na cena e começaram a produzir talentos tão rápido quanto o público conseguia consumi-los.

Hoje, aprendizagem é a estratégia universal para o sucesso de girl bandsboy bands e artistas solos na indústria do K-pop.

Para garantir a alta probabilidade de sucesso do novo talento, as agências de talento subsidiam totalmente e supervisionam a vida profissional dos novos artistas, além de acompanharem de perto a carreira dos trainees.

E… Preparem-se para o baque: normalmente gasta-se mais de U$ 4000.000,00 para treinar e lançar um novo artista!

É dinheiro pra c******!!!

Mas, enfim…

Voltando ao assunto…

Através dessa prática de aprendizado – que geralmente dura dois anos – os aspirantes a ídolos afiam suas vozes, aprendem coreografias profissionais, esculpem o corpo por meio de exercícios e aprendem várias linguagens. Tudo isso sem deixar a escola de lado, pois tais agências deixam clara a importancia de se manter os estudos e incentivam os trainees a não largá-los!

O K-pop está ganhando influência firmemente em mercados estrangeiros não-asiáticos, mais notavelmente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, o Brasil ainda tem um público relativamente baixo se comparado com esses outros países.

Em 2001, Kim Bum Soo se tornou o primeiro cantor coreano a entrar para o chart Billboard Hot 100 com seu single, “Hello Goodbye Hello“.

(chart Billboard Hot 100  – é a tabela musical padrão dos Estados Unidos que avalia a lista das cem músicas mais vendidas no decorrer de uma semana, publicada pela revista Billboard. As posições são atribuídas através do número de vendas físicas e digitais).

Em um esforço para globalizar ainda mais o gênero, artistas coreanos então trabalhando cada vez mais fora da Coreia. Nos Estados Unidos, artistas coreanos estão fazendo tours com artistas estrangeiros e colaborando com produtores bem conhecidos incluindo Kanye WestTeddy RileyDiploRodney Jerkins e Will.I.Am.

Artistas famosos:

Os grupos de K-Pop podem ser diferenciados por sua grande qualidade de coreografias e algumas vezes, quantidade de membros. Como por exemplo Super Junior e So Nyeo Shi Dae.

Há também a presença de artistas solos. Os mais famosos e clássicos provavelmente são BoARain e Lee Hyori. Mas, atualmente, muitos outros artistas vem se destacando no cenário do K-Pop, artistas como IU, Se7enG.NA.

As boybands é outra característica do gênero. Grupos como TVXQ, SS501, Big Bang e o próprio Super Junior, já possuem história pela Coréia e por toda a Ásia.

“Recentemente” entra em cena bandas como SHINee, B2ST, 2PM, 2AM, Infinite, U-KISS MBLAQ que também estão ganhando fãs por todo o mundo.

Já as girl bands So Nyeo Shi Dae,Wonder Girls, Brown Eyed Girls, 2NE1, miss A e f(x) são umas das mais famosas e bem sucedidas.

 

 

E para quem ficou com aquela pulga atrás da orelha a respeito do que é uma boy band e/ou um girl band, eis aqui uma breve explicação:

 

 

BOY BAND

Boy band é um tipo de grupo pop constituído de cantores do sexo masculino. já que boy significa, em inglês, garoto e band, também em inglês, significa banda.

Ou seja, numa tradução livre, boy band pode significar garoto de banda e/ou garoto (ou rapaz) que toca em uma banda.

Para visualizar  melhor…

Os grupos de k-pop que possuem apenas integrantes masculinos, podem ser comparados com os Backstreet Boys!

As boy bands são ainda populares na Ásia Oriental com grupos bem sucedidos, tais como os k-pops já mencionados.

E somente a tópico de curiosidade, Super Junior é uma das maiores boy bands do mundo composta de 13 membros (sendo que um deles saiu em 2010).

 

 

GIRL BAND

Girl band é um tipo de grupo pop constituído de cantores do sexo feminino. já que girl significa, em inglês, garota e  band – como vocês já sabem – significa banda. Portanto, já dá para deduzir o resto da definição, não é?

As girl bands emergiram no final da década de 1950, sendo que no final dos anos 80 e também nos anos 90 surgiram os grupos de estilo pop manufaturado e ás vezes fabricado – escolhiam as garotas para fazer parte de um grupo, como por exemplo as Spice Girls – e os gêneros mais conhecidos nessa época eram o teen pop e o R&B.

Nos anos 2000, as girl bands mudaram de estilo de música e passaram para o bubblegum pop (pop chiclete), R&B/Hip Hop, música urbana e pop rock.

Um bom exemplo são as Destiny’s Child, consideradas em 2006 pelo World Music Awards, o grupo feminino que mais vendeu discos de todos os tempos.

(O World Music Awards é uma cerimônia anual de premiações que reconhece artistas da indústria musical baseados em sua popularidade, vendas mundiais, desde que tais vendas sejam reconhecidas pelas gravadoras e pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica)

 

 

Super Junior

Super Junior , também conhecido simplesmente como SJ ou SuJu, é um grupo de música pop sul-coreano, basicamente uma boy band, de treze membros, criado pela SM Entertainment em 2005.

Inicialmente, o grupo debutou com 12 membros, no dia 6 de Novembro de 2005, com o Single “TWINS (Knock Out)”.

E no dia 23 de Maio de 2006, a SM Entertainment anunciou a adição de um novo membro, Kyuhyun. Há mais dois integrantes que se juntam: Henry Zhou Mi.

Os membros são/eram: Leeteuk (líder), Han Geng,Kim Heechul , Yesung, Kangin, Shindong, Sungmin, Eunhyuk, Donghae, Siwon,Ryeowook, Kyuhyun, Henry e Zhou Mi.

O membro chinês, HanGeng, foi escolhido entre 3.000 competidores através de audições feitas na China pela SM Entertainment em 2001. Mas no início de 2010 ele se retirou da banda por motivos culturais.

 

 

E para encerrar, aqui vão alguns vídeos do Super Junior:



Não negligenciar os estudos é muito boa influência.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: