World Fabi Books











{agosto 30, 2012}   Momentos: Itália x Brasil… Ou seria… Brasil x Itália

E… CIAOOOO RAGAZZIIIII!!!

Como estão, queridos leitores?

 

 

Já devem ter percebido que eu continuo na “vibe Itália” ainda. Hehehehe…

Vamos ás considerações loucas desta escritora louca que voz fala? E que tal começarmos com os tópicos comparativos sobre Itália e Brasil?

Gostaram da ideia? Eu também!

Vejamos… Que tal começarmos com alguns costumes?

Uma boa opção? Sabe que eu também achei que é!?

Estamos pensando em sintonia! Hauhauahau…

Então, vamos lá!

 

 

Durante a minha estadia no país da bota, eu quase me tornei um camaleão, tentava ao máximo me camuflar nos costumes e trejeitos da população local. Queria passar despercebida no começo, pois assim eu iria assimilar e assistir ao máximo de informações “naturalmente verdadeiras” possíveis. (mas, é claro, quando eu já me sentia mais do que a vontade e no espírito da “coisa”, acabava me soltando e revelando a minha personalidade de palhaça e passava a ser conhecida como “La Brasiliana”.)

Andei até meus pés quase sumirem em bolhas… Convivi com o sol o suficiente para minha pele adquirir uma tonalidade mais forte… Ignorei o calor quase até minhas roupas pesarem de suor… Mas, não permiti que meus olhos desgrudassem dos detalhes ao meu redor; não deixei que meus ouvidos fossem ocupados por qualquer tipo de obstrução; não consenti que a gripe ou o resfriado me atingissem e prejudicassem meu olfato e paladar; não admiti que minha pele perdesse a oportunidade de sentir as texturas e as características tão inusitadas da Itália…

Fui observadora e fui personagem… Eu senti essa viagem dentro de mim! Não era apenas o meu exterior que gritava por novas experiências, o meu âmago também ansiava por ser preenchido com todo aquele mundo!

E no meio de toda essa ansiedade eu pude observar alguns costumes interessantes…

De fato, os italianos fazem jus à fama de “paqueradores irreverentes” e de serem um tanto “robusto” na forma de falar e lidar com as situações… Ou seja, adoram galantear, contudo, não pensam duas vezes quando precisam xingar ou brigar com alguém! Do elogio à ofensa… Um caminho que percorriam em questão de segundos.

Mas, apesar dessa personalidade forte e de outros detalhes (que eu contarei em outro post), eles são um povo romântico e sonhador. Não é a toa que a maioria das grandes e trágicas histórias de amor da literatura mundial se passam na Itália…

Cada canto, cada cidade, cada bairro ou esquina possui sua música própria, seus aromas, seu clima… E com tudo isso, possui seus dançarinos e atores.

Enquanto o meu coração se abastecia insaciável com a melodia poética do violino ou com a harmonia inspiradora do acordeão, eu pude me derreter diante de cenas encantadoras… O cenário e a música favoreciam para que almas alegres se aproximassem do músico e deixassem seus corpos festejarem ao ritmo suave de seus próprios cernes…

Exatamente, por lá é lindamente comum encontrarmos pessoas dançando ao som suave e/ou alegre de um músico de “praça”. Desconhecidos se uniam para ajudar a compor o estupendo cenário italiano. E bem ali, num lugar público, no meio de estranhos, casais ou grupos de amigos se reunião para festejar a vida e bailar sem se importarem com as considerações alheias… O importante era a companhia, o momento e a vida… O importante era o ali e o agora com aquelas pessoas… O importante era o presente, o presente que a vida lhe dava!

Apenas fechem os olhos e imaginem…

A fragrância que escapava das velas se esgotando dentro da igreja e inundava as ruas ao redor…

O aroma de um ou outro restaurante preparando o prato do dia…

A luz do sol que banhava e iluminava o ambiente…

A brisa suave que vinha caminhando por entre as ruas estreitas e vinha presentear a todos com alívio…

O som de um violino a tocar uma melodia local…

O violão a acompanhar…

Ou o acordeão a inspirar corações…

Um senhor rodopiando sua senhora nas mãos e puxando-a para bailar ao ritmo da deliciosa harmonia…

Um jovem rapaz a beijar a mão de sua dama e, rindo ao lado dela, pondo-se a dançar ao lado do casal de senhores…

Estranhos balançando sutilmente seus corpos, acompanhando a festividade dos apaixonados e dos desconhecidos músicos…

A arquitetura antiga e clássica da cidade compondo o cenário épico e tocante…

Para mim e mais alguns, o tempo parecia simplesmente não importar. Quem tinha pressa poderia correr a vontade, no entanto, nós continuaríamos ali apreciando e vivendo aquele momento.

E quando a música acabava e os corpos paravam de dançar, todos pareciam despertar de um transe. Moedas eram ofertadas aos artistas, cada um tomava o seu rumo e o ambiente voltava ao costumeiro volume de ritmos diferentes… Porém, o sorriso permanecia no rosto daqueles que vivenciaram aquele presente.

Logo se ouvia um galanteio ali e outro aqui, logo eu presenciava uma discussão grosseira num canto e alguns “narizes empinados” em outro. E eu era a única louca a rir de tudo aquilo!

As variações nas personalidades eram gritantes! Os italianos são um povo que se entrega ao que sente e ao que pensa. São orgulhosos e românticos! São tão cheios de sentimentos e manias que as palavras não são o suficiente, precisam se manifestar com as mãos; com os pés; com o corpo; com as roupas; com o jeito de andar… Enfim, simplesmente transbordam!

E nesse ponto, eu os achei muito parecidos com os brasileiros! Podemos ser mais carismáticos do que eles durante grande parte do dia, contudo, também somos seres humanos que precisam se expressar em todas as formas possíveis!

Não dançamos em público daquela forma… Porém, nos entregamos com mais facilidade ao sorriso!

O povo brasileiro não é romântico, mas é sensual… O povo italiano pode ser romântico, porém, precisa de várias experiências amorosas (muitas ao mesmo tempo) para poder se sentir sensual e, principalmente, desejado!

E depois de tudo isso, lá ia eu andar pelas ruas de paralelepípedos, rodeada por pessoas sofisticadas demais para poder lhe olhar nos olhos ou cercada por observadores assíduos demais, a ponto de serem capazes de lhe devorar com um único contemplar…

Ai de mim! Como poderia não me divertir em um ambiente onde eu era mera coadjuvante e atriz principal ao mesmo tempo? Como eu poderia não me sentir mais viva com todos os meus sentidos sendo saciados o tempo todo?

Digam-me… Como não sentir e sentir saudades de meu país a todo o momento?

 

 

Enfim…

Espero que tenham gostado dessa pequena consideração minha sobre a Itália! Eu sei que não foi exatamente a comparação que prometi, contudo, acredito que acabei me perdendo nas recordações.

Prometo ser mais “comparativa” na próxima vez!

 

 

Bacione a tutti =***

 

 

Como eu ainda não postei os vídeos que fiz das pessoas dançando, coloquei essa foto para ilustrar. Mesmo que não pareça, essas duas estavam andando no “ritmo” da música que era tocada ao canto direito da fotografia. (não peguei o músico na foto ¬¬).



i think your website design is very suitable for this kind of subject. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email



this article gives the light in which we can observe the reality. this is a very nice one and gives indepth information. thanks for this nice article. regards. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails



this information needs to be passed to other people, and i will definitely do it. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email



i always share your sites post with my friends. keep posting and i will follow you… lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email



i would like to tell you that your blog is more and more interesting each day. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails



thanks a lot for enjoying this beauty article with me. i am appreciating it very much! lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email



i think to write in blogs, you have to be very focused on what is the main subject and the rest comes casually. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email



thanks this has really helped, as has many of your other articles. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email



thanks for effective news! your online site is exceptionally useful for me. i bookmarked your online site! lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails



this post was really awesome, congratulations and thank you very much for sharing it with us. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails



it is a very nice educative article. keep it up for your hard work. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email



very rarely do i come across a blog that’s both informative and entertaining, and let me tell you, you’ve hit the nail on the head. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email



i really appreciate coming here everyday to see what’s new on your website, and i already told my friends to do the same. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email



i think the information on this subject is still very scarce at internet. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails



i’m sorry but i think you should improve the organization of the website. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email



Deixe uma resposta

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

