World Fabi Books











{janeiro 3, 2013}   [Fora das Páginas] As maiores descobertas arqueológicas do ano

Aqui vai mais uma matéria minha, escrita no Caravela Virtual!!

[Retrospectiva 2012] As maiores descobertas arqueológicas do ano

Por Fabi Zambelli – 27 de dezembro de 2012 – Publicado em: ComportamentoMatérias

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (1)

Quem aqui se interessa por arqueologia? Mesmo para os leigos, em minha opinião, essa é uma área que desperta interesse e curiosidade. E é por isso que eu decidi fazer uma breve retrospectiva sobre algumas descobertas arqueológicas de 2012!

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (2)

 

Bat Lechem

Israelenses acharam em Jerusalém um selo de argila com a inscrição “Bat Lechem“, que supõe a primeira evidência arqueológica da existência de Belém durante o período em que aparece descrito na Bíblia.

Trata-se de uma espécie de esfera de argila que se usava para carimbar documentos e objetos. Ela foi encontrada nas polêmicas escavações do “Projeto Cidade de David“, situado no povoado palestino de Silwán.

 

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (3)

Novo Calendário Maia

A arqueóloga Angelyn Bass e sua equipe descobriram, no noroeste da Guatemala, aquele que seria o mais antigo calendário maia, com 1,2 mil anos. O tal “novo” calendário mostra datas em escritos sobre a Lua (em 1.195.740 dias), Sol (361.640 dias), e possivelmente Vênus (2.448.420 dias) e Marte (1.765.140 dias).

Segundo os cientistas, o calendário tem 17 “baktun”  e as datas vão a quase 7 mil anos no futuro, derrubando, assim, a hipótese de que os maias previram o fim do mundo para este ano, a qual se baseava em uma ideia de que o calendário maia só teria 13 ciclos e eles acabariam justamente em 2012.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (4)

Tesouro Israelense

Pesquisadores descobriram em Israel um tesouro de quase 3 mil anos. A descoberta foi feita em Tel Mediggoe apresentada naUniversidade de Tel Aviv. As peças – que incluem centenas de anéis, brincos de ouro e contas – são da Primeira Idade do Ferro e foram encontradas dentro de um jarro de barro.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (5)

Flautas Primitivas

Arqueólogos descobriram na Alemanha aqueles que seriam os mais antigos instrumentos musicais já descobertos. As flautas primitivas, segundo datação da Universidade de Oxford, teriam entre 42 mil e 43 mil anos.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (6)

Moedas de ouro das Cruzadas

Um tesouro com moedas de ouro milenares foi desencavado de um terreno em Israel, onde forças cristãs e muçulmanas travaram batalhas pelo controle da Terra Santa durante as cruzadas. As 108 moedas estavam em uma jarra de cerâmica sob uma lajota, no topo das ruínas que ficam à beira-mar, a 15 km de Tel Aviv. O material estava nas ruínas de um castelo em Arsuf, local estratégico durante o conflito religioso dos séculos 12 e 13.

Oren Tal, professor da Universidade de Tel Aviv, que comandou a escavação, acredita que o tesouro tenha pertencido à Ordem de Malta, cujos membros habitavam o castelo. Ao todo, as moedas pesam cerca de 400 gramas. Algumas foram cunhadas dois séculos antes no Egito, e elas serão estudadas nos próximos seis meses.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (7)

Peças de lingerie do século XV

Peças de lingerie, datadas do século 15, foram encontradas em uma espécie de cofre que estava embaixo do piso de madeira de um castelo na Áustria. As roupas de baixo estavam entre quase três mil fragmentos de roupas e escombros encontrados no castelo de Lengberg durante recentes reformas. Apesar do estado do tecido, pode-se concluir que uma das calcinhas encontradas, com tiras para amarrar nas laterais, lembra os biquínis atuais. Além do mais, o modelo de sutiã encontrado lembra os usados atualmente.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (8)

Objetos e ossos da Idade do Bronze

Membros do time de escavação do Museu Britânico estavam trabalhando em uma universidade de Sidon, noLíbano, quando descobriram objetos e ossos da Idade do Bronze (período que teve início por volta de 3000 a.C), encontrado durante uma obra na instituição. Desde então, o time de escavação do Museu Britânico, deLondres, trabalha buscando antiguidades na universidade de Sidon.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (9)

Barca funerária egípcia.

Arqueólogos encontraram uma barca funerária nas terras áridas do Egito, em Abu Rauash, província de Guiza. As barcas funerárias eram colocadas ao lado dos túmulos das pessoas para que estas pudessem utilizá-la em outro mundo. O Ministério Egípcio de Antiguidades afirma que os restos da embarcação são da primeira dinastia faraônica, em torno do ano 3000 a.C.

Os vestígios são compostos por 11 tábuas de madeira, cada uma com 6 m de comprimento e 1,5 de largura. As peças foram transferidas ao centro de reabilitação do Grande Museu Egípcio, onde serão tratadas para garantir sua conservação. Posteriormente, elas deverão ser expostas no Museu Nacional da Civilização Egípcia, na sala dedicada ao Rio Nilo.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (10)

Lisa Gherardini

Ano passado, o time de arqueólogos começou a cavar no prédio abandonado e achou uma cripta que acreditam ser de Lisa Gherardini e, em seguida, acharam um crânio que era de uma mulher

Os arqueólogos encontraram ossada no convento de Santa Úrsula, em Florença, na Itália. Os pesquisadores acreditam que os ossos realmente pertençam a Lisa, a modelo que Leonardo da Vinci teria usado para pintar a Mona Lisa. Mas, por falta de fundos, o grupo teve que interromper o trabalho, mas conseguiu dinheiro e voltou à escavação em 2012.

Agora, vão comparar o DNA da ossada com os restos mortais dos dois filhos de Lisa. Após os estudos, a equipe pretende refazer o rosto original da italiana e compará-lo com a Gioconda de Da Vinci. Assim, talvez resolvam o enigmático sorriso da pintura de 500 anos.

Aliás, conta a história que Da Vinci teria começado a pintura em 1503 ou 1504 e finalizado em 1519, pouco antes de sua morte, quando já morava na França. E após o falecimento do marido, ela viveu como freira no convento até sua morte, em 15 de julho de 1542, aos 63 anos. Sendo que a idade dos ossos encontrados “batem” com a história de Lisa.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (11)

Jesus foi casado?

A descoberta de um papiro que seria a primeira evidência de que os cristãos já acreditaram que Jesus foi casado causou grande polêmica. Cientistas acreditam que fragmento faça parte de evangelho desconhecido. Segundo a professora Karen King, de Harvard, que levantou a polêmica, a tradição cristã afirma que Jesus não foi casado, apesar de não haver nenhuma evidência histórica confiável para suportar essa afirmação. E em pouco tempo o jornal do Vaticano afirmou que o papiro é falso.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (12)

Acampamento Militar Romano

Arqueólogos alemães apresentaram vestígios do que é considerado o mais antigo acampamento militar romano já encontrado até hoje no território da antiga Germânia. O local era utilizado por entre 5 mil e 10 mil legionários e estava estrategicamente situado para manter afastados os celtas, que ocupavam a fortaleza deHunnenring.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (13)

Estátua de meteorito

Cientistas descobriram que a estátua budista levada do Tibet para a Alemanha, em 1938, foi esculpida há mil anos em um pedaço de meteorito. A estátua foi carregada por uma equipe enviada por nazistas para buscar “as raízes da raça ariana“.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (14)

Cemitério

Arqueólogos filipinos encontraram um cemitério de mil anos de idade em uma floresta tropical na cidade de Mulanay, ao sudeste de Manila. E até o momento funcionários do governo trabalham no local, atrás de mais evidências enterradas.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (15)

Esculturas de bronze

Pesquisadores encontraram esculturas de bronze de 7 mil anos no sítio arqueológico de Plocnik, localizado no sul da Sérvia, distante aproximadamente 300 quilômetros de Belgrado, capital do país. De acordo com os arqueólogos, os objetos encontrados indicam que teriam pertencido ao povo que viveu na região dos Bálcãsdurante por volta de 5.300 a.C.

As esculturas encontradas apontam para o período Neolítico. Segundo arqueólogos, as descobertas incluem um anel de ouro, 44 figuras femininas de bronze e 100 botões de ouro.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (16)

Poço Neolítico

A descoberta do poço, nas margens ocidentais do vale bíblico de Israel, aconteceu por acaso durante as escavações para o alargamento de uma estrada. O poço do período Neolítico continha dois esqueletos humanos de 8,5 mil anos. Os restos humanos são de uma mulher de 19 anos e de um homem mais velho.

Retrospectiva arqueológica Descobertas da arqueologia em 2012 (17)

Lanças

Pesquisadores das universidades de Toronto (Canadá), do Arizona (EUA) e da Cidade do Cabo (África do Sul) afirmam ter encontrado evidências da produção de lanças há 500 mil anos, cerca de 200 mil anos antes das mais antigas armas desse tipo conhecidas. Segundo arqueólogos, a descoberta pode mudar a forma que pensamos sobre as adaptações humanas e as capacidades antes mesmo do surgimento da nossa espécie.

Se quiser conferir direto no site, então, clique no link: http://www.caravelavirtual.com.br/2012/12/especial-de-ano-novo-retrospectiva-arqueologica-descobertas-da-arqueologia-em-2012/



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: