World Fabi Books











{janeiro 3, 2013}   [Fora das Páginas] Os bastidores das grandes decorações de Natal

Olá, meus queridos leitores!!

Desculpem o sumiço!

É que agora sou uma tripulante do Caravela Virtual e cuidar de um site e um blog estava me deixando sem tempo. Portanto, irei reaproveitar alguns dos meus posts no Caravela para o meu blog (e talvez um vice-versa hehehehe…)

Assim sendo, aproveitem esse atrasado, porém interessante post sobre as grandes decorações de Natal, o qual foi escrito por mim no Caravela Virtual!!

[Especial de Natal] Os bastidores das grandes decorações de Natal

Por Fabi Zambelli – 26 de dezembro de 2012Publicado em: ComportamentoMatérias
Os bastidores das grandes decorações de natal (5)

Olá, marujos!

Vocês já pararam para pensar como é o negócio por trás de todo o espetáculo das decorações natalinas?

Já imaginaram como são os bastidores das empresas que trabalham o ano todo para enfeitar ruas e shoppings?

Na calada da noite, lá está a mágica acontecendo, e eu não me refiro ao Papai Noel e toda a sua equipe fantástica de duendes, elfos, renas, Mamãe Noela e assim por diante.

Refiro-me aos “anônimos” que ficam pendurados em árvores, suspensos por guindastes, acendendo luzes e encaixando peças. Que fazem de tudo (tudo o que lhes é passado e cobrado) para deixar o Natal – dos consumidores e simpatizantes das festividades – um pouco mais mágico e rico (em todos os sentidos).

Esses árduos trabalhadores, através de seu luminoso e colorido trabalho, representam as empresas responsáveis pela decoração de shoppings, ruas e lojas do Brasil. Essa decoração ajuda esses empreendimentos a movimentarem um negócio milionário no final do ano.

Cinco companhias especializadas exclusivamente em decoração natalina atendem aos pouco mais de 800 shoppings do país. As operações são grandiosas e os preços são altos: um projeto decorativo de natal chega a custar em média R$ 400 mil reais, sendo que somente para o Natal de 2012 os shoppings investiram cerca de R$ 235 milhões em decoração.

E, claro, o fruto de toda essa explosão de informações visuais e altamente carregadas do espírito de Natal é o aumento do consumo. “Uma decoração bem feita atrai pessoas, que ficam mais propensas às compras, por isso, há uma concorrência entre os estabelecimentos para ver quem faz o natal mais tecnológico, mais sofisticado, mais bonito”, afirmou Luís Augusto Ildefonso, diretor de relações institucionais da Associação Brasileiras de Lojistas de Shopping (Alshop). E quem sou eu para discordar, não?

O investimento em decoração, aliado ao maior poder de compra dos brasileiros (que tiveram aumentos de salários reais e estabilidade empregatícia) geraram previsões otimistas para as vendas de final de ano. AAlshop espera para esse ano um faturamento 6% maior do que o mesmo período de 2011.

Os bastidores das grandes decorações de natal (3)

Mas, vocês sabem como acontece a mágica?

Nós, consumidores, apenas percebemos as “roupagens de Natal” dos shoppings quando já estão completas, dificilmente acompanhamos o processo de decoração.

Ás vezes fica aquela sensação de que foi “de dia para a noite”, não é? (ao menos para mim fica) E, na verdade, é quase o que acontece mesmo!

Os funcionários começam a trabalhar assim que o shopping fecha, por volta das 23h, e ficam em labor continuo até um pouco antes do abrir de portas, mais ou menos às 9h da manhã do dia seguinte.

Contudo, o trabalho do decorador vai muito além da montagem. A concepção de todo o idealismo por trás de cada enfeite é demorada e exige certo trabalho mental. Por isso esse tipo de trabalho acontece ao longo do ano.

“Nosso cronograma é bastante apertado: em janeiro visitamos feiras de Natal espalhadas pelo mundo, como Alemanha e Espanha, em março concluímos a criação de novas ideias e abrimos o showroom para que os clientes possam escolher a decoração. Fechado o projeto com cada um deles, a gente começa a montagem e preparação da festa”, explicou Conceição Cipolatti, diretora artística e dona da Cipolatti, empresa responsável pela decoração de 140 shoppings, entre Brasil, América Latina e Angola, na África.

A decoração dos shoppings começa a ser montada simultaneamente pelos quase 2000 funcionários que aCipolatti chega a ter nessa época, entre 350 fixos, colaboradores e fornecedores.

Os bastidores das grandes decorações de natal (7)

Do início de outubro até em duas ou três semanas esse passo está finalizado. Depois de entregue, a empresa se responsabiliza por manutenção dos enfeites que eventualmente quebraram ou ficaram empoeirados.

“Nosso trabalho é extenso e, nessa época do ano, chega a bater 24h. As equipes que montam a decoração são dividas em duas frentes, uma para parte interna do shopping outra para a externa”, disse Conceição. “E têm toda a retaguarda dos funcionários que ficam nos nossos galpões cuidando da parte artesanal, ou seja, pintura dos enfeites, preparação de remessas, abastecimento dos caminhões”. Trabalho árduo, não?

Se é assim com shoppings, imaginem como deve ser corrido e complicado enfeitar avenidas, ruas, praças e afins… Lugares como a Avenida Paulista, por exemplo!

Com mecânica semelhante, a empresa de eventos de marketing Mix Brand Experience é parceira da Prefeitura de São Paulo e a responsável pela construção do famoso Natal da Avenida Paulista, que atrai mais de 470 mil pessoas por ano. Porém, decorar uma das avenidas mais famosas do Brasil tem seu preço. E que preço, não?

decoracao-de-natal-na-avenida-paulista-em-sao-paulo-121211-1324405704938_956x500

E este grande custo, segundo pesquisas, é um dos motivos pela queda de patrocinadores. Cada vez mais aumenta a dificuldade em encontrar empresas que investem recursos elevados no trabalho institucional, já que eventos desse tipo – ligados a Prefeituras – não podem ter exposição de imagem voltada para produtos. Ponto muito negativo para representantes da iniciativa privada, afinal, quem não busca poder divulgar sua empresa e/ou produto?

No entanto, segundo o diretor-sócio da Mix, o maior motivo da queda é mesmo o lado financeiro! “Esse foi um ano de retração no mercado por causa da crise internacional. Grandes multinacionais estão com problemas em suas matrizes e, em épocas como essa, é mais fácil cortar verba de marketing e patrocínio.”, desabafou o tal diretor.

Embora não trabalhe com patrocinadores, Conceição Cipolatti concorda com a dificuldade do mercado: “Lucrar é uma luta, minhas concorrentes também sofrem com isso”. A Cipolatti não revela o faturamento, mas, cobrando em média 400 mil pela decoração de um shopping, a arrecadação média é perto de cinco milhões e seiscentos mil reais (o que é um SENHOR montante de dinheiro). “Enfeitar o Natal é coisa cara, temos que pagar pelos enfeites, pela mão de obra, pessoas terceirizadas. Acaba não sobrando tanto quanto gostaríamos.”

Bom… Sobrando ou não tanto quanto é desejado, acho que me encantou essa idéia de enfeitar shoppings. Quem aqui quer abrir uma empresa desse tipo comigo? rs…

Os bastidores das grandes decorações de natal (6)

E se vocês quiserem, podem conferir a minha matéria no: http://www.caravelavirtual.com.br/2012/12/especial-de-natal-s-bastidores-das-grandes-decoracoes-de-natal/



i’m learning how to write well for my articles, any tips? i would really appreciate your help. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera

Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: