World Fabi Books











{maio 28, 2013}   Devaneios do dia!

Hoje, o  amanhecer foi chuvoso, mantendo o exato padrão do dia (e noite) anterior!

E com esse clima frio, regado por uma chuva periódica, quase constante, muitos acabam se entregando à preguiça, ao sono, ao cansaço, à melancolia, à nostalgia… Enfim, os sentimentos que costumam surgir são parecidos e diversos, quase que coletivos.

No caminho para o trabalho, fiquei a observar a chuva molhar a estrada, bater no vidro do carro e criar pequenos riachos pelos acostamentos… Fiquei divagando, meditando, pensando no sentido da vida e tudo o mais.

Prendi-me ao sentimento que dias assim despertam nas pessoas e deixei minha mente viajar, até que…

chuva-que-molha-a-terra

Eu: Pai, eu estava pensando… Chuva e choro em italiano são palavras bem parecidas.

Meu pai: Ah é? E como é em italiano?

Eu: Pioggia e Pianto, sendo que o verbo chorar é  Piangere... E chover é Piovere. Olha só… Pioggia, Piangere, Piovere, Pianto…Usando verbos e substantivos fica ainda mais parecido!

Meu pai: Interessante…

Eu: Mas… – parei para pensar novamente. – Se formos analisar, em português as palavras também são parecidas né?

Meu pai: São parecidas, mesmo.

Eu: Chuva, choro, chorar, chover…

Meu pai: É tudo bem parecido mesmo.

Eu: Em espanhol também é parecido! Chuva é Lluvia, choro é Lloro, chover é Llover e chorar é Llorar

Meu pai: Em espanhol parece ser tudo mais parecido ainda.

Eu: Tem o francês também. Choro, se não me engano, é Pleurs… Chorar é Pleurer… Hm… Chuva é Pluie e, pelo o que lembro, chover é Pleuvoir… Ou é chuveiro, não lembro direito. Hehehe…

Meu pai: De qualquer jeito, ficou até mais sofisticado! E em inglês?

Eu: Então… Em inglês não é parecido. Chuva, Rain, chover, to Rain, choro, Cry, chorar, to Cry… Mudaria um pouco se colocarmos no gerúndio, que chovendo fica Raining e chorando fica Crying… Rain e Cry não são parecidos.

Meu pai: Que sem graça…

Eu: Pois é…

EHKL7hKsSegKSIjUBlrD

Fiquei refletindo sobre isso.

Quando as palavras soam parecidas, parece que transformamos em música a união das mesmas. Damos beleza à sonoridade e até oferecemos margem à poesia e ao nosso “eu lírico”.

Afinal…

O choro é como uma chuva de lágrimas vinda de nossa alma.

A chuva é como o choro divino vindo dos céus.

Chorar é a ação de nossos sentimentos, os quais chovem sobre nós…

Chover  é a ação dos deuses, que choram pela humanidade…

Viram só como fiquei poética? Hehehe…

Dias assim podem transformar devaneios em poesia! Não é mágico?

ANGUSTIA



Deixe uma resposta

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

