World Fabi Books











{junho 27, 2013}   [Especial H.Q.] Campo em Branco de DW Ribatski e Emilio Fraia

Olá, queridos leitores!

Tudo bem?

Campo em Branco

O post de hoje é sobre um livro, ou melhor, uma Graphic Novel que a editora Companhia das Letras lançou na semana retrasada (lá pelo dia 13 de junho). A obra se chama Campo em Branco e foi produzida à quatro mãos pelos grande DW Ribatski (ilustrador) e Emilio Fraia (escritor).

A graphic conta, basicamente, a história de dois irmãos que se reencontram depois de dez anos vivendo longe um do outro. O enredo começa em uma cidade estrangeira, onde o mais velho, Mirko, está morando. Contudo, o narrador principal é Lucio, o irmão que vai ao encontro de Mirko. Portanto, vamos tomando conhecimento dos fatos a medida que Lucio vai contando a história de ambos.

E nós, leitores, começamos a ver a trama se desenrolar a partir do momento em que Mirko insiste para que os doisrefaçam uma viagem feita há muito tempo para Cabo Blanco, um lugarejo nas montanhas frio e com muita ventania, sendo que a “maior atração” de lá são gigantes de pedra.

Inicialmente, Lucio sequer se recorda da primeira vez em que passaram por lá, tudo parece vago e sem sentido, contudo a ausência de lembranças da antiga viagem não parece um problema para poderem “reiniciar” uma nova. Assim sendo, os irmãos partem no velho carro de Mirko.

E com a aventura sendo refeita, vamos nos deparando com cenas dos acontecimentos “atuais” pelos quais os dois vão passando, mas, também, vamos vendo cenários e tramas do passado dos personagens. Dessa forma, durante a leitura não temos uma narrativa linear, pois o enredo se torna muito mais do que apenas o reencontro entre dois irmãos ou o relato de uma viagem. A história se transforma em uma mistura quase caótica de tempos e lugares; de “insights” e recordações, sendo tudo isso relacionado ao narrador, o Lucio.

Nesta fabulosa graphic novel de Emilio Fraia e DW Ribatski é preciso que o leitor dispense uma atenção especial sobre o enredo, uma vez que a cada cena é possível fazer uma enorme reflexão sobre o que foi lido e visto, pois a obra justamente permitir que o leitor tire as próprias conclusões; dê o significado que julgar adequado e ordene como quiser os fatos.

No entanto, a graphic (de tons de azul, preto e branco) está longe de ser uma leitura  inconsistente, é realmente preciso carinho e “cabeça” para interpretá-la, já que, se assim a ler, o resultado poderá ser incrível. 

Na verdade, a tarefa de absorver o livro é bem simples: retirar um sentido de Campo em branco. E como Fraia e Ribatski deixam os leitores livres no enredo, acaba ficando fácil se prestar atenção.

Com certeza, essa é uma leitura que eu recomendo! (abaixo está um vídeo do booktrailer da obra)

Sinopse da obra oferecida pela Companhia das Letras:

Dois irmãos, separados pelo tempo e pelo espaço, se reencontram numa cidade estrangeira. Não sabemos ao certo onde estão, tampouco conhecemos os caminhos que os fizeram chegar ali. Lucio, o mais novo, tenta entender o que o mais velho, Mirko, quer com ele.
A ideia, parece, é refazer uma viagem da infância de ambos, quando visitaram com um tio uma cidade nas montanhas. Ao chegar ao topo de uma trilha, teriam encontrado os Gigantes de Pedra, uma formação rochosa que Mirko agora insiste em rever. Narrado por Lucio, o episódio se mescla a lembranças – um enunciado de física, a piscina do clube, um robô de brinquedo – e, principalmente, a tudo aquilo que ele não consegue lembrar, ver ou compreender. Sempre que Lucio fixa alguma imagem do passado invocado pelo irmão, ela parece escapar, como a dor fantasma de um braço amputado.
Numa trama sobre família e memória, o escritor Emilio Fraia e o quadrinista DW Ribatski tratam com suspense e humor, doçura e medo, a jornada desses dois irmãos. A arte vibrante de Ribatski e os temas enigmáticos de Fraia combinam-se num road movie às avessas, onde a viagem só começa quando podemos reconstruí-la, desmontá-la, inventá-la.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: