World Fabi Books











{outubro 4, 2013}   Os conselhos de Edney Silvestre para autores iniciantes.

Edney Silvestre… Vocês o conhecem?

Ele é o autor de Vidas Provisórias – um livro publicado (este ano) pela Editora Intrínseca – e um renomado escritor que já ganhou dois prêmios da literatura brasileira com o seu primeiro romance Se eu fechar os olhos agora, o qual foi publicado em 2009 pela Editora Planeta e depois pela Editora Record.

Silvestre nasceu em Valença (Rio de Janeiro), em 1950. É Jornalista de longa carreira e se destacou na cobertura dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 para a Rede Globo – quando era correspondente em Nova York. Ele também é apresentador do programa GloboNews Literatura.

Aliás, aquele romance premiado conquistou elogios da crítica e prêmios como o Jabuti, de melhor romance, e São Paulo, de autor estreante, além disso, ele foi publicado em outros sete países!

Bom…

Já deu para perceber que o cara é muito bom, né?

E além de muito bom, ele é “gente boa, pois, como sabe das dificuldades de se escrever um primeiro livro (justamente por ter passado por isso e, portanto, ter conhecimento de causa), o Edney Silvestre resolveu dar umas dicas para os autores iniciantes!

Edney Silvestre

São dicas simples, porém, importantes! Anotem e deixem em algum lugar super visível, para que possam ver sempre que forem escrever.

Os conselhos de Edney Silvestre para autores iniciantes (por BrasilART):
Escreva. 
Edite. 
Escreva. 
Edite. 
Escreva de novo. 
Edite de novo. 
E deixe repousar por um par de meses. 
Aí veja se é preciso começar tudo de novo.

E para quem se interessou, aqui vão as sinopses oficiais dos dois livros publicados por ele:

Se eu fechar os olhos agora

Se eu fechar os olhos agora

Sinopse do livro oferecida pela Record:

Dois meninos encontram o corpo de uma linda mulher, morta e mutilada às margens de um lago, numa pequena cidade da antiga zona do café fluminense. Assustados, Eduardo e Paulo, de 12 anos vão à polícia, onde acabam sendo tratados como suspeitos.  São libertados pouco depois, quando o marido da vítima, um homem frágil, confessa o crime.

A brutalidade do assassinato, a indiferença da polícia e a falta de lógica da explicação oficial para o crime intrigam os meninos. Começam uma investigação, à qual se une um velho misterioso, ex-preso político da ditadura Vargas. Dele, ouvem um aviso que marca o começo de um turbilhão de acontecimentos: “Nada neste país é o que parece.”

Em pouco tempo, percebem que a mulher tem uma estranha ligação com os homens mais importantes da cidade e um passado nebuloso, repleto de contradições. A investigação de Paulo e Eduardo desvendará ainda um perverso painel em que violência sexual, racismo, corrupção e espúrias alianças políticas se misturam. Para os meninos, será um terrível caminho de amadurecimento e chegada à vida adulta.

Em sua estréia literária, Edney Silvestre constrói uma trama eletrizante e comovente, repleta de referências a um dos momentos mais importantes do cenário político e cultural do Brasil e do mundo. Transitando por gêneros tão distintos quanto o policial, o histórico e o romance de formação, Se eu fechar os olhos agora é uma leitura vertiginosa, que retrata a essência da nossa sociedade.

.

.

.

Vidas Provisórias

Vidas Provisórias

Sinopse do livro oferecida pela Intrínseca:

Expatriados, separados no tempo e na geografia, Paulo e Barbara compartilham, além da experiência do exílio, o estranhamento pela perda de suas identidades, o isolamento e a sensação de interrupção do curso normal de suas vidas. Diferentes motivos os levam ao estrangeiro. Em 1970, Paulo, perseguido pela ditadura militar, é preso, torturado e abandonado sem documentação na fronteira, de onde segue para o Chile e depois para a Suécia. Barbara, com uma identidade falsa, deixa o país para trás em 1991 – durante o governo Collor -, fugindo de um rastro de violência, e se instala nos Estados Unidos como imigrante ilegal.

Na Suécia, Paulo se apaixona por Anna, militante da Anistia Internacional, com quem forma uma família. Mas é perseguido pelas lembranças dos sofrimentos que viveu e por uma sombra em seu passado. Nos Estados Unidos, Barbara, ainda adolescente, sobrevive de faxinas e serviços de manicure, abandonando seus sonhos de entrar para a universidade e conhecer o mundo. Sem falar inglês, sob o medo constante de ser desmascarada, ela convive com uma rede de prostitutas brasileiras e esconde uma paixão impossível. Satisfaz-se em ser mais um rosto anônimo e estrangeiro na multidão, sem se integrar ao país que escolheu habitar.

Em seu terceiro romance, Edney Silvestre cria um vigoroso retrato das transformações que ocorreram no país e no mundo nos últimos quarenta anos, com uma trama que viaja pelo Chile, Suécia, Estados Unidos, França e Iraque. O autor se vale, com sensibilidade, de sua experiência de onze anos como correspondente baseado em Nova York para revelar o universo dos imigrantes e, ao mesmo tempo, recriar de forma contundente um Brasil visto a distância.



Oi Fabiane

Anotei os conselhos para autores iniciantes do Edney. Vou procurar os livros deles para ler.
Gostei muito da dica.

Super bjos
I Like Movies.com | I Like Movies! Page



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: