World Fabi Books











{dezembro 5, 2013}   Você é bibliomaníaco e/ou bibliófilo?

Olá, caríssimas e caríssimos!

Prontos para mais um post sobre o mundo dos livros?

Então, vamos lá!

kush pillow book

Quem nunca disse a famosa frase “Só mais uma página“… Ou então, “Calma! Eu só vou terminar esse capítulo e já vou!“… E no final das contas, acabou lendo até a metade ou o final do livro?

E quem nunca foi alvo de olhadelas indiscretas e comentários curiosos, quando estava numa fila, num ônibus, no metrô, … E, para passar o tempo, tira aquele exemplar lindo e totalmente tijolo de dentro da bolsa para ler?

Aliás… Quem nunca entrou numa livraria e comprou, no mínimo um livro, depois de ter surtado por mais de 100, sabendo que em casa tem uma pilha de obras para ler, sem mencionar aquele livro na sua bolsa?

Ou então, quem nunca fez malabarismo com a cabeça e os olhos para conseguir ler o título do livro que aquele desconhecido está lendo? Se empolgou publicamente com alguma passagem da história que está lendo? Suspirou toda vez em que foi obrigado a fechar o livro por algum motivo (porque a aula iria começar, o ponto que precisa descer está se aproximando, a hora do almoço acabou, etc…)? Comprou um livro numa livraria, deu dois passos, entrou em outra e acabou comprando mais um?

Enfim… São tantas coisas que fazemos em nome da boa literatura e do prazer de ler…

Normalmente (praticamente sempre), os leitores mais assíduos possuem manias que são muito (mas muitoooo mesmo) características de alguém que é viciado em livros (comprar e ler), ou melhor, de alguém que é bibliomaníaco e/ou bibliófilo!

E antes de listarmos algumas dessas manias, vamos esclarecer o que é bibliomania e bibliofilia:

amor_por_livros

 

 

Bibliomania:

Basicamente, a bibliomania é, como os psicólogos gostam de chamar, uma desordem obssessiva-compulsiva! Ela consiste num “colecionamento” de livros, ou seja, o bibliomaníaco  é aquela pessoa que ama comprar, ganhar e adquirir livros, aumentando cada vez mais a sua coleção na estante!

Além dos bibliomaníacos, há na bibliomania os bibliómanos, que se caracterizam por um colecionamento de livros sem qualquer valor, tanto para si mesmo, como para a própria coleção, podendo adquirir grandes quantidades do mesmo livro, e da mesma edição, apenas por ter, sem que tenha qualquer significado para si.

Essa é a maior diferença dos bibliómanos com os bibliomaníacos, pois, os bibliomaníacos colecionam seus livros (ás vezes nem os lê, mas os quer ter na estante), prezando o valor sentimental que é agregado á obra, seja por uma lembrança, por afinidade, por conhecer o autor, por completar a série, etc… A compulsão do bibliomaníaco é mais “justificável” do que a do bibliómano (que seria como um cleptomaníaco da literatura!).

bibliomania

Bibliofilia:

Bom… Comecemos pela origem do nome bibliofilia, que vem das palavras gregas biblion e philia, cujas traduções são: biblionlivro e philiaamor! Lindo, não é?

Além de significar o amor por livros, a bibliofilia também é a arte de colecionar e ler muitos livros! No entanto, diferente do bibliomaníaco, o bibliófilo coleciona os livros não apenas pelo valor sentimental, mas, principalmente, também pelas circunstâncias especiais ligadas à publicação deles.

Então, além de ler com muita frequência e de colecionar muitos livros, o bibliófilo procura especialmente o “prazer da caça“, ele ama procurar e pesquisar por aquela edição rara e depois adquiri-la para a sua coleção, claro que ela é acrescentada à prateleira depois de devidamente analisada e lida!

Vale ressaltar não confundir bibliofilia com a bibliomania, que, como já foi dito, consiste no simples ato de comprar livros, sem necessariamente se importar com “as circunstâncias especiais” da edição e, geralmente, agregando valor sentimental à aquisição, além de não necessariamente os ler (diferente do bibliófilo, que faz questão de “caça-los” por seu diferencial e de ler todas as aquisições) .

bibliofilia

E agora que todas as dúvidas foram devidamente esclarecidas (espero que tenham sido mesmo esclarecidas! rs…), vamos aos 25 sinais (que selecionamos dentre tantos) que demonstram se você é um bibliomaníaco e/ou um bibliófilo, ou seja, um amante viciado em livros sem cura e sem arrependimentos:

  1. Quando conversa com um novo amigo ou alguém que você está afim, você menciona alguma coisa sobre livros ou autores, na esperança de que ele seja também seja um  leitor.
  2. Não consegue virar as costas para o livro, antes de saber o que vai acontecer com aquele personagem.
  3. Você geralmente tem outros livros (ou uma lista de livros) para recomendar à alguém que começou a ler aquele autor por algum best-seller do momento.
  4. Assim que pega o livro na mão, o cheira com gosto, principalmente se ele for novo e recém-adquirido!
  5. Numa conversa, você pode dizer “Eu li um livro sobre isso!” e geralmente diz mesmo!
  6. Você sente necessidade de acariciar a capa do livro, sempre que o vê ao seu alcance na mesa ou na cama, apreciando a arte, o título e tudo o mais…
  7. Ama passar horas em livrarias, bibliotecas e sebos. Mesmo que não compre nada (ou que compre ao menos um), adora ficar entre tantos livros e ficar bisbilhotando e caçando os títulos ali presentes.
  8. Você as vezes deseja que “estar lendo um livro fantástico” fosse uma boa razão para se ausentar no trabalho/escola e afins!
  9. Você não gosta de admitir, mas em algum momento disse: “Essa noite não. Eu preciso terminar esse livro”.
  10. Quando alguém te chama ou precisa ir à algum compromisso, geralmente usa a famosa frase “Só mais uma página…“, ou então, “Calma! Eu só vou terminar esse capítulo e já vou!” .
  11. Sempre se irrita quando alguém insiste em chamar sua atenção, quando está numa parte interessante ou importante da leitura.
  12. Sempre carrega com sigo algum exemplar e fica com raiva quando percebe que saiu de casa sem nada para ler.
  13. Em lugares públicos, você sempre tenta ver o que a outra pessoa está lendo.
  14. Ás vezes é  alvo da curiosidade e da surpresa dos outros, quando tira aquele exemplar imenso de dentro da bolsa para ler.
  15. Sempre se esquece que está fora de casa e se empolga publicamente com alguma passagem da história que está lendo.
  16. Geralmente, compra livros de presente para todo mundo, mas ninguém sabe com que livro presenteá-lo…
  17. Algumas vezes, você teve sonhos bizarros por causa do livro que você estava lendo antes de dormir.
  18. Entra em crise de abstinência sempre que termina um bom livro.
  19. Tem medo de emprestar seus livros, pois teme que seus bebês nunca mais voltem ou retornem machucados!
  20. Anseia lançamentos de livros da mesma forma que outros anseiam estreias de filmes.
  21. Se decepciona quando alguém, para quem está indicando uma excelente obra, lhe diz “Eu até queria ler um livro, mas eu tenho uma vida muuuito ocupada, sabe?”.
  22. Sempre tem um livro, ou mais, em sua cabeceira.
  23. Normalmente encarna o personagem principal ou se apaixona por ele…
  24. Você sabe que livros são a prova de que magia existe!
  25. Ama tanto o seu livro que percebe que está tendo os cinco sintomas de quem está apaixonado: 1) Você se pega olhando fixamente (para o livro, desejando lê-lo); 2) Você se sente bem (sempre que está lendo um livro ou com algum livro para ler); 3) Você não vai parar de se mover (sempre buscando a posição mais confortável, para que não pare a leitura); 4) Você não vai parar de pensar nele (o enredo não sairá da sua cabeça e isso vai te deixando cada vez mais ansioso para voltar à leitura); 5) Só ele… (não importa aonde esteja, o importante é que ele sempre esteja com você! Não importa a situação, ele sempre será único e a luz do seu dia!)

manias de quem lê



me identifiquei com todas as 25 coisas iaueoiueoiuea
Tenho bibliomania, mas sou mais bibliófila, eu me desapego relativamente fácil dos livros que li e não gostei ou daqueles que comprei por impulso e sei que não lerei🙂
Estou numa dieta literária ficando severa já, estava comprando descontroladamente, não há dinheiro que aguente, agora a meta é ler os que estão na estante, no máximo pegar emprestado hahah

Beijo
Bia



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: