World Fabi Books











{dezembro 13, 2013}   Um pouco de Blythe Doll para vocês!

Olá, pessoal!

Eu sou a Júlia Barker, a nova colaboradora do WorldFabiBooks! E como post de estréia, resolvi falar sobre as minhas dolls prediletas, as Blythes!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mas, o que falar sobre essas cabeçudas encantadoras chamadas Blythe?

Comecemos por 1972, quando a empresa Kenner lançou a boneca, primeiramente em versão americana, para o mundo. A Blythe também foi comercializada no Japão com o nome “Mahou no Hitomi AiAi Chan”, que significa “Os olhos de Magia AiAi Chan” licenciada pela Tomy Corp Brinquedos. A boneca era basicamente a mesma da que era fabricada pela Kenner, com apenas pequenas diferenças, como: pálpebras mais brilhantes e cabelos mais macios.

Contudo, apesar de já ser extremamente fofa na época, infelizmente, ela não fez todo o sucesso que esperavam e o lançamento (e a produção) não deu certo…

No entanto, quase 30 anos depois (mais precisamente 28 anos), as bonecas voltaram ao sucesso que lhes é por direito, graças à produtora Gina Garan, que as fez estourar no mundo da moda com um Stop Motion gravado para o comercial de Natal da rede de lojas Parco.

Garan as utilizou como “modelos” depois que uma amiga lhe mostrou uma Blythe no eBay por achar que se parecia com ela… E a produtora acabou se apaixonando pelas características marcantes da boneca!

Assim sendo, com uma câmera antiga e sem conhecimento nenhum em fotografia, ela passou a fotografar a boneca em suas viagens e em 2000 lançou o livro com essas fotos, o This Is Blythe, sendo que no mesmo ano, como já disse, ela usou as bonecas para produzir o comercial de Natal da Parco.

A partir daí, decidiram relançar as dolls e em 2001 a primeira das Neo Blythes (Novas  Blythes) foi produzida pela CWC e fabricada pela empresa japonesa Takara. Sendo que toda essa mega produção, juntamente com a exposição das fotos de Gina Garan, atingiu o coração de milhares de colecionadores pelo mundo todo!

Inclusive, o sucesso foi tanto que o modelo Parco Limited Edition, com uma produção de apenas mil bonecas, se esgotou em menos de uma hora!

Blythe - Parco Limited

Naquele mesmo ano, além da Parco Limited Edition, mais cinco modelos foram lançados (MondrianHolly WoodRosie Red, All Gold in One e Kozy Kape Inspired), sendo que todos viraram febre, conquistando um ótimo espaço no mercado de  “brinquedos para adultos”.

E então… A partir daquele comercial e da super produção japonesa em diante, a doll começou  a aparecer  cada vez mais na  mídia, chegando a ganhar novelas próprias e a protagonizar clipes musicais! Todavia, juntamente com a fama, veio a “ganancia pelo poder”, pois, rapidamente as Neo Blythes começaram a custar muito mais caro do que uma boneca tradicional…

E aprofundando  melhor  na  historia  dessas belezuras, as Blythes, como vocês devem ter reparado, são um modelo de boneca,  tipo Barbie, porém com cabeças grandes e corpo infantil.

Inclusive, ainda sitando as Barbies, antes de o brinquedo pertencer à Candidie, se não me engano, elas eram da Matel. E o mesmo ocorreu com as  Blythes, porém, com empresas diferentes.  Primeiro ela  foi  lançada pela empresa Kenner, mas que  não deu certo, e mais tarde foi relançada, graças ao sucesso do comercial da Parco, pela  empresa  Takara como Neo Blythe, mantendo o mesmo modelo, nome e mecanismos das antigas Kenner’s, sendo que desde a primeira edição de aniversario das  Neo Blythe, elas vem com o de corpo Lilicca (uma outra boneca  fabricada  no  japão), que permite fazer poses com os  braços da doll (hoje em dia, têm as que permitem poses com as pernas também).

Além disso, fora as Kenner e as da Takara, temos mais uma empresa que fabrica essas lindas bonecas, a ADG (Ashton Drake Galleries)! E além das milhares de Blythes espalhadas pelo mundo com características únicas e das bonecas que já foram mencionadas aqui, como as Neo Blythess, existem mais alguns tipos dessas dolls com suas diferenças únicas, vamos  conhecer?

middie-blythe1

KENNER

A Blythe, como já foi dito, foi produzida pela Kenner em 1972 e concebida pelo Marvin Glass Associates, um dos principais estúdios de design de brinquedos. Foram lançados quatro modelos com quatro cores de cabelos diferentes. Nessa época elas eram vendida a apenas $5.96 US cada uma!

auburn-kenner

Nome: Auburn Kenner (ano: 1972)

Olhos: Azul, Rosa, Verde e Laranja

Outfit: Vestido, Sapatos e Calcinha

blonde-kenner

Nome: Blonde Kenner  (ano: 1972)

Olhos: Verde, Rosa, Azul e Laranja

Outfit: Vestido, Sapatos e Calcinha

redhead-kenner

Nome: Redhead Kenner  (ano: 1972)

Olhos: Azul, Rosa, Verde e Laranja

Outfit: Vestido, Sapatos e Calcinha

brunette-kenner

Nome: Brunette Kenner  (ano: 1972)

Olhos: Azul, Rosa, Verde e Laranja

Outfit: Vestido, Sapatos e Calcinha

.

.

.

ADG

(Ashton Drake Galleries) 

ADG (Ashton Drake Galleries) é uma empresa licenciada pela Hasbro pra produzir Neo Blythes nos Estados Unidos. Mas, não são Blythes produzidas pela Takara, são dolls americanas com preço mais acessível. Elas são fiéis ao modelo da Takara e também possuem Pull Ring e quatro cores de olhos.

Aqui vão quatro exemplos de Blythes da ADG:

Medieval Mood

Nome: Medieval Mood (ano: ???)

Olhos: Azul, Rosa, Verde e Laranja

Outfit: Vestido, Sapatos e Calcinha

Roaring Red

Nome: Roaring Red (ano: ???)

Olhos: Azul, Rosa, Verde e Laranja

Outfit: Vestido, Sapatos e Calcinha

Pow Wow Poncho

Nome: Pow Wow Poncho (ano: ???)

Olhos: Azul, Rosa, Verde e Laranja

Outfit: Poncho, Sapatos e Calcinha

Pinafore Purple

Nome: Pinafore Purple (ano: ???)

Olhos: Azul, Rosa, Verde e Laranja

Outfit: Blusa, Sapatos, Saia, Calça e Calcinha

.

.

.

.

.

.

TAKARA – Neo Blythes

As Neo Blythes são a  fabricação  da  Takara  que  estourou  em  2001. Com 28cm, elas possuem dois Pull Ring (um mecanismo utilizado para a movimentação dos olhos. Lembra a cordinha do Woody de Toy Story!), quatro tipos de olhos (que “olham” para a frente, esquerda, direita e frente novamente), que também podem  se fechar. Hoje, estas dolls já  atingem mais de 200 modelos, incluindo as belíssimas e caríssimas edições de aniversário.

royal-solioquy

Nome: Royal Solioquy (ano: 2013)

Olhos: Verde Menta, Castanho Claro, Verde Amarelado, Castanho *Cores especiais

Outfit: Boneca, Vestido, Capa, Coroa de Papel, Meias, Botas, Brincos, Calcinha e Stand

goody-girl-gogo

Nome: Goody Go Go Girl (ano: 2014)

Olhos: Rosa, Laranja, Azul (especial) e Verde (especial)

Outfit: Boneca, Vestido, Chapéu, Meias, Sapatos, Bolsa, Echarpe, Luvas, Calcinha e Stand

pickle-winkle

Nome: Pickle Winkle (ano: 2012)

Olhos: Verde claro (especial), Azul (padrão), Rosa (padrão) e Verde (padrão)

Outfit: Boneca, Macacão, Colete com capuz, Meia, Bota, Gorro, Calcinha e Stand

B2-HOLic

Nome: B2 HOLic (ano: 2011)

Olhos: Amarelo, Carmim, Lavanda e Verde Esmeralda *Cores Especiais

Outfit: Boneca, Vestido estilo Quimono, Cinto Obi, Acessório do Cabelo, Brincos, Meia, Calcinha, Sapatos e Stand

.

.

.

.

.

TAKARA – Middie Blythes

A Middie Blythe, como podem ver, também é uma fabricada pela Takara e seu primeiro lançamento foi em 2010. Ela tem aproximadamente 20cm de altura (8cm a menos do que as Neo Blythes) e seus olhos não piscam, nem mudam de cor, porém, se movem de um lado para o outro. As pálpebras, a cintura e os joelhos da doll são fixos. O que a faz especial é o detalhe de sua cabeça poder se inclinar para a esquerda ou direita, para obter mais expressão!

iris-linea

Nome: Iris Linea (ano: 2013)

Olhos: Azul

Outfit: Boneca, Vestido, Acessório do Cabelo, Calcinha, Sapatos e Stand

furry-belle-bo

Nome: Furry Bella Bo (ano: 2013)

Olhos: Catanho

Outfit: Boneca, Vestido, Macacão, Acessório do Cabelo,Ursinhos, Calcinha, Sapatos e Stand

puchippu-chappupepa

Nome: Puchippu Chappu Pepa (ano: 2013)

Olhos: Azul

Outfit: Boneca, dois Vestidos, Acessório do Cabelo, Meias, Calcinha, Sapatos e Stand

macaron-q-tea-party

Nome: Macaron Q-Tea Party (ano: 2010)

Olhos: Azul

Outfit: Boneca, Vestido, Acessório do Cabelo, Brincos, Calcinha, Sapatos e Stand

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

TAKARA – Petit Blythes

A Petit Blythe é outra  fabricação da  Takara e a pequena possui apenas 11,2cm. Ela não mudam o olho e o seu corpo é menos “móvel” do que as irmãs maiores. Algumas delas chegam a ser “miniaturas” das Neo ou das Middie Blythes.

petite-blythe-fashion-obsession-jill

Nome: Fashion Obsession Jill (ano: 2009)

Olhos: Azul

Outfit: Boneca, Vestido, Acessório do Cabelo,Bolsa, Calcinha, Sapatos e Stand

petite-blythe-pepper-mint-bunny

Nome: Pepper Mint Bunny (ano: 2010)

Olhos: Azul esverdeado

Outfit: Boneca, Vestido, Acessório do Cabelo, Calcinha, Sapatos e Stand

petite-blythe-cocoa-butter

Nome: Cocoa Butter (ano: 2008)

Olhos: Castanho

Outfit: Boneca, Macacão de Vaquinha, Calcinha e Stand

petite_blythe_my_best_friend

Nome: My Best Freind (ano: 2008)

Olhos: Castanho

Outfit: Boneca, Vestido, Casaco, Acessório do Cabelo, Brinco, Bolsa, Calcinha, Sapatos e Stand

.

.

.

.

Agora, saindo um pouco dos modelos e comparando os corpinhos das Blythes… Temos três tipos de corpos que podem ser usados e  trocados. Os corpos têm estilos diferentes e não existe um que seja “melhor” ou “pior” do que o outro, a troca de corpos é apenas questão de gosto. Aliás, na hora da escolha é importante pensar na personalidade da boneca para saber qual combina mais!

Mas, se não quiser trocar nada, poderá ver que, atualmente, o corpo original Blythe é  simples, que seque a cor original da doll e possui uma leve flexibilidade nas juntas, como os joelhos e os cotovelos.

Um  corpo de doll, que na minha opinião, acho legal  é  o Lilicca (também da Takara), ele dá mais mobilidade ás pernas da boneca e permite que você faça poses com os braços, como, por exemplo, segurar itens. Os pés são um pouco maiores em comparação ao corpo original de Blythe, porém, isso é fácil de “disfarçar”, pois os sapatinhos de Re-Ment por exemplo, servem certinho, sem precisar de meia. Além do mais, vestir um corpo de Lilicca é muito mais fácil do que vestir um corpo de Blythe.

E recentemente, foi lançado um novo tipo de corpo, o Pure Neemo Flection da A-Zone. Vários colecionadores se animaram e compraram o corpinho para colocar em suas Blythes, já que ele reúne duas vantagens: as articulações de movimento e a beleza do AdvancedAliás, a maioria das roupas de Blythes servem nesse corpo novo, inclusive as meias calças. O pé é a parte mais delicada, sai com uma certa facilidade… Os sapatos têm que ser tirados com delicadeza para o pé não ficar lá dentro!

Como vocês já devem ter deduzido a essa altura do campeonato, as Blythes são completamente customizáveis! Você pode mudá-las, deixando-as mais a sua cara. Além do corpo e dos olhos, pode, por exemplo, mudar o formato da  boca ao fazer uma make nova, mudar o cabelo com cortes,… E claro, mudar as roupas, as quais você pode fazer ou comprar as de sua doll.

E olha aqui o link de algumas lojinhas para você conhecer:

Caso queira aprimorar ainda mais suas Blythes, aqui vão os nomes de duas customizadoras que indico:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mas… Vocês sabem o porquê de eu começar o meu post de estréia com essa maravilhosas bonecas?

Por causa do meu amor por elas!

Minha paixão, minhas dolls!

Comecei a amá-las há muito tempo… Quando, um dia, fuçando no flickr com a minha amiga Gabriela Coelho, encontrei o meu atual vicio. Foi paixão a primeira doll! E a partir daí, eu não parei até conquistar minha primeira Blythe!

No dia 18 de junho de 2011 consegui concretizar o meu sonho e a minha linda Coraline chegou! Ela é uma RS-RBL customizada por Pamela Rebelo, possui ducky mouth, pálpebras pintadas, cílios novos, maquiagem nova, carved nose, pintinha no rosto, eyechips trocados, gaze correction, boogled eyelids, sleep eyes, novos pullrings… Simplesmente, linda!

E, como a dona, ela adora mudar de visual! Então, em dezembro de 2011 eu fiz a primeira “nova” customização na Coraline, dessa vez pela Renata Simanski Peixoto. Coloquei dois pares de eyechips novinhos, uma nova maquiagem, pálpebras desenhadas e um face matte… Ainda pretendo, fazer outras mudanças nela, afinal, como eu já disse, assim como eu, a Cora adora mudar o visual, além de ganhar mais roupas e acessórios!

blythes-julia (4)

No mês de outubro ainda de 2011, eu resolvi fazer a loucura de comprar a Lenore, uma Neo Blythe Simply Vanilla (SV – FBL) totalmente customizada pela Renata Simanski Peixoto!

Ela tem boggled eyelids, gaze correction, sleep eyes, três pares de eyechips brainworm, novos pullrings, cílios brancos, carved lips, nova maquiagem, tatuagem de caveirinha, pálpebras desenhadas, face matte, luzes na cor lilás nos cabelos,… Além de um lindo outfit especial: um Vestido Ghost Longo Branco (da Cris Shida.), uma Bata Caveirinhas (também da Cris Shida.), uma Bloomer preta (e adivinhem! Da Cris Shida novamente!), meias listadas PB (mais uma vez… da Cris Shida!), uma Botinha curta branca (da Ixtee dessa vez! rs…), uma presilha de cabelo em formato de aranha e elásticos pretos para cabelo.

E para a surpresa geral, na Lenore não pretendo fazer mudanças ainda, quem sabe… Talvez… Um dia… um corte de cabelo novo.

blythes-julia (5)

E foi com muito, mas muito investimento que eu construí a minha pequena família de plástico, a qual pretendo aumentar e aumentar e aumentar… rs…

Ah sim! As minhas duas fofas foram publicadas na parte de adoção do seguinte site: We Love Blythes!

Inclusive… Eu indico o site para você que está entrando no mundo bonequeiro. Lá tem várias dicas, tutoriais, dolls para adoção, além de coisas essenciais que todo iniciante deve saber sobre as Blythes!

E se você se interessou por Blythes, está com vontade de ter uma, faça perguntas, da uma vasculhada na net, da uma lida nos sites que indiquei e pode até deixar suas perguntas para mim aqui! E super aconselho você a adquirir a sua primeira, segunda, terceira doll e postar fotos lindas delas! Divirta-se com elas e faça vídeos! Mas, não se esqueça de mandar para a gente.

Obrigada e espero que tenham gostado da matéria! (para dar uma olhadinha no meu flickr e ver as fotos da minha família, clique AQUI!)

blythes-julia (3)

.

.

.

.

(texto de Júlia Barker!)

julia



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera

Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: