World Fabi Books











{janeiro 6, 2014}   Singulari!!!

Olá, queridos e queridas!!

Como vocês estão? Aproveitaram bastante o período de festas?

Estamos de volta, com o ânimo da equipe renovado e trabalhando a todo vapor para trazer novidades do mundo da literatura, das artes e das curiosidades para vocês!

E para começar com o pé direito, resolvemos dedicar esse post a um grupo musical muito, mas muitoooo interessante e de altíssima qualidade, o Grupo Singulari!!!

Grupo Singulari, formação de 2013

Grupo Singulari, formação de 2013

O World Fabi Books entrevistou o grupo todo a respeito do próprio Singulari e de como são as pessoas que o compõem por trás das cortinas! Focamos nos musicais que cada um mais gosta, sendo eles inspirados em livros ou não.

E além de pegarmos umas dicas culturais, de espetáculos e de leitura ótimas, também acabamos conhecendo um pouco mais sobre o elenco!

Adivinhem… NOS APAIXONAMOS por esse grupo tão singular!

Singulari (13)

Legalmente Loira – “It’s Show Time” (2013)

Bom…

Comecemos, então, com a entrevista que fizemos com o coordenador Paulo Grossi:

Singulari (11)

Coordenador Paulo Grossi como Gomez, no musical A Família Addams durante a apresentação de 2013 do Grupo Sigulari, o “It’s Show Time”!

W: Paulo, primeiramente, gostaria de agradecer pela entrevista e por permitir que a nossa equipe adentrasse ao mundo do Singulari! Você poderia nos dizer quando e por quem o grupo foi criado?

P: Somos nós quem agradece pela oportunidade, fico feliz pelo interesse em nosso grupo.

O Singulari surgiu em 2010, num workshop desenvolvido por mim mesmo. A história é assim: Em São Paulo, na Casa de Artes Operária, iria acontecer uma montagem de um coral Glee, para a qual eu fui convidado. Na época, fiquei mega animado, mas, infelizmente, a montagem não saiu… Isso aconteceu mais ou menos em junho.

Fiquei muito frustrado e, para compensar a frustração, resolvi me movimentar, fazer algo eu mesmo! Foi nesse instante que me ocorreu, o Glee, de fato, estava em alta e eu tinha vários amigos que cantavam em coral, sendo que naquele mesmo ano, muitos tinham saído de seus coros por conta de faculdade e etc… Assim, me baseando nesses fatos, resolvi, em julho, montar um workshop que ocorreu em  dois finais de semana, com meia dúzia de músicas e coreografias. Convidei estes amigos e outros que cantavam e consegui um workshop com umas 15 pessoas.

Todo mundo amou! Inclusive, o resultado foi incrivelmente melhor do que eu esperava! E a partir daí, resolvemos continuar o trabalho e nos apresentar no final do ano. Do workshop que acabou compondo o grupo inicial, somente uma pessoa abandonou… Outras entraram e conseguimos realizar o nosso primeiro espetáculo no final de 2010.

E foi assim que tudo começou para o Grupo Singulari!

Singulari (2)

Grupo Singulari, formação de 2013

W: Quantos espetáculos já foram feitos desde o começo do grupo?

P: Fora as apresentações de treino, que realizamos em eventos, bares e restaurantes, sempre fazemos um espetáculo grande por ano, que é o período que dura um projeto principal, cujo tema é geralmente escolhido antes da virada do ano.

Com os registros certinho que tenho de 2012 e 2013, foram 24 apresentações! E resgatando aqui na cabeça, mais umas 3 em 2010 e umas 8 em 2011… Ou seja,   acredito que já contei mais ou menos 35 apresentações ao todo!

Além do mais, de 2010 a 2013, nós tivemos quatro grandes apresentações:

  1. Glee! (2010)
  2. Wicked – Spring Awakening – Hairspray (2011)
  3. Singular (2012)
  4. It’s Show Time (2013)

Fazemos sempre um projeto paralelo, o Singulari in Concert, que apresentamos algumas vezes no ano. O Singulari in Concert se enquadra dentro das apresentações de “treino”, das quais falei.  Além dessas, tem mil outras como encontro de corais, gravações na TV, festas, flashmobs e qualquer coisa que seja legal e valha a pena.

Singulari (5)

Singulari in Concert (2013)

W: Quantos integrantes compõem o Singulari?

P: Em 2013 trabalhamos em 24 integrantes. O número sempre varia até abril ou maio, quando realmente fecha o elenco mesmo. Para o ano de 2014, ainda não sei quantos vão sair e nem ao certo quantos vão voltar e entrar.

Para se ter uma ideia, três ex-integrantes voltaram recentemente…

Portanto, estamos “cheios”, porém, mesmo assim, abriremos audições para novos integrante! No entanto, por estarmos com a casa cheia, essas audições serão bem rigorosas!

Singulari (3)

Grupo Singulari, formação de 2013

 

W: E quanto a essa nova audição que vocês pretendem abrir, ela realmente acontecerá, mesmo com a “casa cheia” ou pretendem segurar mais um pouco e ficar com o grupo atual?

P: Ela acontecerá sim, pois, servirá, também, para conhecer novas pessoas. Contudo, esse ano será muito diferente dos outros.

Geralmente, há muitas desistências de um ano para o outro, contudo, desde 2013, o máximo de integrantes que sairão será apenas quatro… e pode ser que nem saiam! Além de, como eu já disse, já voltaram três ex-integrantes. Logo, são pouquíssimas vagas!

Então, esse ano, as audições serão mais rigorosas nos critérios, pois não podemos ter um grupo muito grande.

Singulari (4)

Anúncio 2014: Audição para novos integrantes do Grupo Singulari

W: Paulo, você disse que entra e sai muita gente, além dos que sempre continuaram e voltaram para o grupo. Poderia nos dizer quem são os veteranos?

P: Existem apenas quatro integrantes que estão em todos os projetos desde o início: eu, Aline, Renan e Kalil.

O Kalil não começou o projeto em 2013, mas entrou no meio do ano, fazendo metade do espetáculo. A Fernanda e a Tábata, da formação original, são duas dos três ex-integrantes que voltam par ao Singulari agora em 2014.

Singulari (10)

O Livro de Mórmon – “It’s Show Time” (2013)

W: Além da audição, quais os planos do Grupo Singulari para 2014?

P: Os planos são muitos, mas ainda indefinidos.

Após o espetáculo de 2013, já começaram a surgir as ideias para os próximos projetos. Vamos tentar reapresentar o projeto do final do ano passado, ainda no começo de 2014, mas, depende de apoio financeiro, portanto, não posso dar 100% de certeza que essa apresentação acontecerá por enquanto…

No geral, a lista de ideias está grande! Estamos avaliando os vantagens e desvantagens de cada uma para chegar num melhor resultado. O que podemos garantir é que o grupo está louco para trabalhar de novo e fazer muito melhor!

Singulari (8)

In the Heights – “It’s Show Time” (2013)

W: Poderia me contar alguma história marcante do grupo?

P: Olha… acredito que não tenha nenhuma história específica… Já aconteceram brigas e desentendimentos estratosféricos… Portanto, se levarmos em conta o fator “marcante”, isso que mencionei é um ponto. Contudo, esse ano foi tudo na paz!

Coisas engraçadas como quedas em cena, roupa faltando, roupa errada, confusões na coxia: são acontecimentos normais! É muito comum quando faltam apenas 15 segundos pra entrar em cena e ainda encontramos alguém procurando a calça, ou entalado no forro da roupa ou mesmo com o sutiã preso na orelha! rsrsrs…

Grandes momentos de decisão em conjunto, como quando nos tornamos um grupo, quando firmamos acordos de compromisso,… No geral, são feitos sempre marcantes!

Isso sem mencionar os momentos pré e pós espetáculo, com todo mundo reunido, aquela energia toda circulando no ar… Acho que tudo isso é marcante!

Para mim, especificamente, o trabalho é marcante, pois, com ele, eu consigo estar e acompanhar bem de perto a vida de cada um e, de uma forma ou de outra, ajudar e realizar sonhos. São muitas as pessoas que agradecem pela oportunidade; pelo aprendizado; que aquilo tudo é muito importante para suas vidas; que ajudou a supera uma ou outra coisa… Isso para mim é incrível!

Singulari (7)

Treinamento para a apresentação de 2013: “It’s Show Time”!

W: Já apresentaram algum musical que foi inspirado em livro? Qual?

P: Olha… não sei se falarei besteira, maaaaas o mais próximo que chegamos em uma apresentação totalmente baseada em um livro, foi em 2011, com o Wicked  Spring Awakening – Hairspray. Spring Awakening (O Despertar da Primavera) é um clássico do teatro, mas não sei se nem ele e nem o Hairspray (“Spray para Cabelo”) são adaptações de clássicos literários… Mas, sei que o Wicked (“Malvado”), é baseado nas histórias de OZ, então, acho que conta!  rsrsrs…

Hm… Em 2012, como era uma única música de cada musical, acho que não vale falar que fizemos algo “inspirado em livro”, mas, uma das apresentações foi retirada do musical do Fantasma da Ópera, o qual, se não me engano, veio de um romance francês escrito por Gaston Leroux, que, por sua vez, também foi inspirado no livro Trilby de George du Maurier.

Os de 2013, nenhum era baseado em livro diretamente, acredito que o mais próximo que chegamos foi no Singulari in Concert –  Disney! rsrsrs…

Singulari (1)

Singulari in Concert – Disney (2013)

W: E qual o seu musical predileto, Paulo?

P: Eu sempre falo que não tenho um musical favorito. A gente acaba curtindo mais um e outro de acordo com o momento da vida… ou geralmente quando se descobre um novo a gente se encanta por ele!

Eu acabei me envolvendo muito em projetos que faço no Singulari. Claro, que não apenas com esses, mas também com todos os que já trabalhei… Como quando fiz o Finn, do Glee, o Fantasma de o Fantasma da Ópera e o Jean Valjean do Les Miserables (que até onde eu sei também é um musical que veio de um livro, da época da revolução francesa, escritor por Vitor Hugo). Interpretar e atuar se torna um contato diferente com o ramo, do que apenas dirigir… E acredito que por isso, esses acabaram me marcando mais, mas digo que só atuar acaba enjoando também. rsrsrs… Tudo tem que ter um equilíbrio!

Vou, no entanto, colocar uma lista dos musicais que estão com os cds quase furando aqui em casa:

  1. Fantasma da ópera
  2. Moulin Rouge
  3. Rent
  4. In the Heights
  5. Wicked
  6. Spring Awakening
  7. Hairspray
  8. Aida
  9. Bela e a Fera
  10.  O Rei Leão
  11.  Into the Woods

Nossa! Acabaram sendo muito! Mas são poucos perto da lista imensa de musicais que existem pelo mundo! rs…

Singulari (9)

In the Heights – “It’s Show Time” (2013)

E continuando com as entrevista, com foco nos bastidores e nos musicais prediletos dos queridos “singularis“, vejam o videozinho onde cada um nos conta as “prediletações” e e revela, diante das câmeras, quem são fora dos palcos! (desculpem o áudio! No dia da gravação estava ventando muitoooo e o meu Sound Forge me deixou na mão…)

Agora, para que vocês possam conhecer um pouco mais sobre os trabalhos do Grupo Singulari, aqui vão alguns vídeos que podem ser encontrados no YouTube, os quais são gravações e/ou teasers de grandes apresentações do grupo! Confiram:

E não deixem de acompanhar os projetos e as novidades na Página do Facebook do Grupo Singulari! Clique AQUI para ser direcionado!

Singulari (12)

Catch me if you can – “It’s Show Time”! (2013)



LeoFLuz says:

Quero mais apresentações do Grupo em 2014!!!!!!
E se possível um aumento no Book of Mormon =D



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: