World Fabi Books











{novembro 26, 2014}   [Nas Telonas – Cinema] Jogos Vorazes: A Esperança parte 1

Olá, leitores!

Vamos falar sobre um filme que está crescendo desenfreadamente em bilheteria!

Jogos-Vorazes-A-Esperanca-1

Durante o enredo de Jogos Vorazes – A Esperança parte 1 (no resto do texto você encontrará como “A Esperança pt.1”), a protagonista vivida por Jennifer Lawrence entoa uma canção melancólica e sombria chamada The Hanging Tree (A Árvore do Enforcamento).

Os versos da música soam quase premonitórios aos eventos futuros da história, e dão o tom do que vem pela frente.

A Esperança pt.1 é um filme ousado dentro dos parâmetros que todos os blockbusters seguiram em 2014: a ação desenfreada e a trama super ágil e cheia de reviravoltas dá lugar a um jeitão mais contemplativo, como que se o diretor Francis Lawrence e seus roteiristas quisessem tomar um tempo para pesar tudo o que aconteceu no ritmo frenético dos longas anteriores.

O resultado é nada menos do que fascinante, embora este terceiro filme da franquia seja o que mais dividiu opiniões até agora.

Jogos-Vorazes-A-Esperanca-6

No enredo, após ser resgatada da arena, Katniss Everdeen é levada ao bunker do Distrito 13, onde está um dos redutos de resistência à Capital.

Liderado com firmeza pela presidente Alma Coin (Julianne Moore), o Distrito 13 serve como um abrigo para Katniss, que tenta conviver com a falta de confiança em seus parceiros após o aparente abandono de Peeta Mellark (Josh Hutcherson) na arena.

Quando este surge do lado da Capital, como uma marionete do implacável presidente Snow (Donald Sutherland), Coin aliada ao estrategista Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) transforma Katniss n’O Tordo, um símbolo de revolução a ser transmitido à todos os distritos rebeldes.

Jogos-Vorazes-A-Esperanca-5

Alguns personagens que serviam de coadjuvantes de luxo ganham bastante destaque em A Esperança pt.1.

O ator Liam Hemsworth transforma seu Gale Hawthorne em um ser humano mais realista e digno da afeição do espectador; Julianne Moore mostra a competência de sempre como Alma Coin, e Philip Seymour Hoffman nos lembra da falta que faz em sua performance (o ator faleceu no começo de 2014).

Elizabeth Banks também ganha mais tempo para explorar nuances da personagem Effie Trinket, que mal aparece no livro. Menos sorte têm Woody Harrelson e Jeffrey Wright, que não têm muito a fazer nos papéis de Haymitch e Beetee respectivamente; é graças ao talento dos intérpretes que nos relacionamos com eles, enquanto Sam Claflin, que começa o filme meio posto de lado, vai ganhando espaço à medida que a importância de seu personagem cresce, e é de Finnick quem sentimos o peso de ter seu grande amor preso nas garras da Capital.

Jogos-Vorazes-A-Esperanca-2

Jennifer Lawrence não tem mais nada a provar!

A garota arrasa em qualquer papel que faz, e se ela já foi um destaque positivo no elenco mega estrelado de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, em A Esperança pt.1 ela carrega a maior parte do peso dramático do filme, apesar de Katniss permanecer de mãos atadas com relação ao que está acontecendo.

Donald Sutherland mete medo de verdade como presidente Snow, e Josh Hutcherson entrega aquela que é, para mim, a melhor performance do filme. Entregue de corpo e alma ao tormento de Peeta, os momentos de Josh na tela dão um nó na garganta do público, de tão desesperadores que são.

Jogos-Vorazes-A-Esperanca-4

A direção de Francis Lawrence continua mostrando a competência do capítulo anterior, conduzindo o filme com segurança e extraindo a melhor performance de seus atores e atrizes.

O desenho de produção coloca de lado as cores e as extravagâncias dos capítulos anteriores e investe em uma aparência de filme de guerra, com suas tomadas longas sobre os destroços de Panem, bem como das pessoas que se encontram desabrigadas e feridas.

O final é enervante, com uma cena macabra e triste ao mesmo tempo, e envia o público para fora da sala com um gosto amargo.

A Esperança pt.1 cumpre o propósito que a se presta, apesar de cair mais uma vez na moda de dividir o último capítulo de uma saga em duas partes. Apesar disso, é mais uma bela adição à saga Jogos Vorazes, e aumenta ainda mais a expectativa para o próximo e trágico derradeiro capítulo.

SS_D8-3371.dng

E que a sorte esteja sempre a seu favor.

.

.

.

Texto by Guh Valente

IMG1116



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: