World Fabi Books











{maio 7, 2015}   Resenha: Olga (Fernando Morais)

Olá, readers!

A resenha de hoje é sobre um livro incrível, com uma história real extremamente chocante, que, provavelmente, fará muitos pensarem sobre uma certa época da história do Brasil…

Neste post resenharemos o livro Olga, do escritor brasileiro Fernando Morais!

Download-Olga-Fernando-Morais-em-ePUB-mobi-e-PDF1

O livro conta a história de Olga Benário Prestes, judia e comunista, que foi esposa do capitão brasileiro Luís Carlos Prestes. Mas, antes de me aprofundar ainda mais na história desta mulher incrível, vou falar um pouco sobre o livro em si.

A boa notícia para quem não curte muito este gênero literário é que, mesmo sendo uma biografia, o livro é contagiante e prende muito bem o leitor!

Fernando Morais é, com total certeza, um dos maiores biógrafos brasileiros (mas, confesso, sou suspeita para dizer isso, pois sou apaixonada pelas obras dele)! Portanto, a qualidade de suas pesquisa e escrita é, seguramente, de um padrão alto e indiscutível.

Ou seja, pelo meu ponto de vista, a história de Olga, a qual já é surpreendente, não poderia ser narrada por mãos menos habilidosas. Era, de fato, preciso uma mente como a de Morais para conseguir extrair toda a essência dos fatos, sem perder conteúdo, sem riscar acontecimentos cruciais e, ainda por cima, manter a leitura empolgante e sedutora aos olhos do leitor!

Muito bem… Que tal voltarmos à história?

foto_arquivo6

Olga, como eu já foi dito (e como a maioria sabe), era judia e comunista. Portanto, ela era tudo o que a Alemanha nazista de Hitler, odiava! Dessa forma, fica fácil deduzir que a vida de nossa protagonista não era lá muito fácil naquela época… Certo?

E o livro começa com um resgate organizado por Olga e alguns companheiros, a fim de resgatarem um líder comunista da prisão. A missão é bem sucedida, porém, com toda a ação, Olga passa a ser um rosto conhecido pela população anti-comunista e procurado pela polícia alemã.

Isso acaba se tornando um grande problema, pois ser um alvo dentro de um governo que usa de toda e qualquer maneira para reprimir manifestações comunistas que pedem democracia e justiça, não é fácil!

E como os comunistas, geralmente, não desistiam de seus ideais, Olga permanece na luta “Governo X Comunistas“. E por sua fama e continua ação política, ela é mandada para a Rússia, onde acreditam que não vá corre o perigo de ser presa.

Uma vez em solo russo, Olga recebe treinamento militar e se engaja ainda mais na luta comunista!

Até que, certo dia, ela recebe a missão de escoltar o revolucionário Luís Carlos Prestes, o qual, até então, estava clandestinamente exilado na Rússia. A nossa protagonista precisa, simplesmente, levá-lo em segurança de volta ao Brasil e, nessa viagem, como é possível prever, os dois acabam se conhecendo mais “profundamente” e se apaixonam.

Olga e Prestes se casam, primeiro por conveniência pela missão e, depois, continuam no matrimônio por amor, se tornando um casal forte e unido dentro da causa “comuna”!

passaporteolgaeprestes

A partir daí, os dois revolucionários comunistas se unem numa batalha ferrenha pela democracia no Brasil, cujo objetivo é, resumidamente, derrubar o, então, Presidente Getúlio Vargas. Porém, há um grande obstáculo chamado Filinto Muller!

O tal Muller tem um desejo doentio de vingar-se de Prestes, quem o havia expulsado de sua tropa, fazendo-o se sentir uma “vergonha pública”. E quando este descobre que Luís Carlos Prestes está de volta ao país, empreende uma busca intensa e perigosa para capturá-lo.

E, então, o desastre acontece! O cretino Filinto Muller, infelizmente, consegue capturar Prestes, Olga e outros comunistas próximos a eles (e outros não).

20080303-05021936 - sexta-feira 06021936

Agora, imaginem essas pessoas, que lutaram contra o governo, serem presas num regime totalmente afundado na Ditadura!

Não houve tolerância e muito menos simpatia… Existiram apenas torturas hediondas, deportação e morte!

E de acordo com a obra de Fernando Morais, os presos políticos, mesmo quando não havia nenhuma imputação criminal contra eles, eram tratados como animais, ás vezes, até pior. Sendo que o próprio Capitão Filinto Muller provocou uma verdadeira tragédia entre os comunistas que capturou, já que, aqueles que ele não conseguia matar ou torturar pessoalmente, Muller fazia questão de providenciava um carrasco terrível.

Bem…

Acho que deu para imaginar que nossos comunas não tiveram momentos nem um pouco agradáveis, não é?

E para piorar ainda mais a situação, mais ou menos um mês após ser capturada, Olga descobre que está grávida de Prestes!

E é neste momento da narrativa que voltamos a nos desesperar junto com a personagem!

Vemos, acompanhamos e sentimos o desespero de Olga, que se empenha em uma verdadeira guerra judicial para que seja possível das á luz a sua filha no Brasil, ao invés de ser imediatamente deportada.

Contudo, para a agonia geral e, PRINCIPALMENTE, para a dela, o governo recusa o pedido!

Getúlio Vargas e Filinto Muller mandam uma mulher judia e comunista, grávida de sete meses, para as mãos de ninguém menos do que Hitler! Olga é enviada para o julgo dos nazistas na Alemanha, totalmente sozinha, com exceção da criança crescendo em seu ventre, fruto de um amor brutalmente atacado e cujo pai sofria, naquele instante, sob o julgo de carrascos insensíveis…

Ao chegar às terras alemãs, Olga é prontamente recebida pela Gestapo e presa novamente. E é justamente na prisão que ela tem sua filha, Anita, a qual lhe é arrancada dos braços e, felizmente, levada para a segurança da família no Brasil.

foto_anita

Logo em seguida, vemos o fim da história de Olga Benário Prestes, enviada, sem remorso algum, para uma câmara de gás e friamente executada ao lado de diversas judias, tão vítimas quanto ela…

Um assassinato consensual entre o nazista aficionado em judeus/monstro da 2ª Guerra Mundial e o Pai dos Pobres/Mãe dos Ricos, que até hoje choca (tanto quanto qualquer outra história de qualquer outro prisioneiro político daquele período) aqueles que se interessam pela História do Brasil e do Mundo e procuram saber um pouco mais.

E o pior é saber que o que aconteceu com Olga, também ocorreu com milhões de pessoas no mundo todo, fosse durante, antes ou após as guerras (já que,à exemplo, Olga foi presa antes de se iniciar a guerra mundial)!

Pessoas de diversas etnias e descendências sofreram, e ainda sofrem, na mão de criaturas inescrupulosas e sob as presas de governos corruptos e cegos!

Fica mais do que visível e perceptível a falta de humanidade de alguns governantes! A política acima do ser humano! O poder acima da vida! A opressão, a repressão, a dor, a luta constante, as vítimas, o sadismo,…

E é chocante perceber, também, que em pleno século XXI ainda vemos tudo aquilo que o Brasil sofreu em 1930 acontecer novamente! Bem como no mundo!

Ainda somos testemunhas de que o esse universo globalizado, na verdade, não evoluiu e o ser humano parece regredir, sempre se guiando pela sede gananciosa e individualista

Bom…

Este é um livro para estimular o debate político e moral dentro de cada um, além de incentivar o leitor a se aprofundar na história e aprender um pouco mais sobre o nosso passado que, nem sempre, foi tão honroso e digno…

Pra concluir…

Fernando Morais, novamente, mostrou a sua maestria na escrita e presenteou seus leitores com uma narrativa emocionante e factual sobre (uma parte da vida de) Olga Benário Prestes!

Ele nos faz devorar os fatos e se contorcer diante de conflitos emocionais impregnados no enredo. Ficamos mais do que sentidos pelo destino de Olga, Prestes e seus companheiros, além de nos indignarmos ainda mais diante das injustiças que os homens infligem a si mesmos!

colunapresteslideres_a

E fica aquele singelo desejo, aquela vã esperança de que, um dia, possamos ver que a sociedade, realmente, aprendeu com o passado e não mais cometa erros esdrúxulos como, por exemplo, chacinas, genocídios e atos que privam a vida e os direitos básicos de qualquer homem, mulher ou criança neste vasto planeta chamado Terra.

Texto by Fabi

IMG_20141130_121025



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Amor literário

Resenhas de Livros 📖 💻 📝

devaneiosdalua.wordpress.com/

Sobre tudo e ao mesmo tempo nada

Crônicas da Gaveta

Relatos amadores por Blair Pttsn

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

%d blogueiros gostam disto: