World Fabi Books











{junho 2, 2015}   Resenha: O Planeta dos Macacos (Pierre Boulle)

Olá, readers! Estamos de volta das férias! E a resenha de hoje é… planeta

Se atualmente a franquia O Planeta dos Macacos está em um alto patamar de consideração entre os amantes da boa ficção científica, o mérito não reside apenas no clássico de 1968 com Charlton Heston, mas sim, no livro provocativo e impactante do francês Pierre Boulle – também autor de A Ponte do Rio Kwai – que deu origem à franquia.

A obra já foi lançada no Brasil por outras editoras, e agora encontrou sua casa definitiva na Editora Aleph, que brindou os fãs com uma edição caprichada na apresentação.

O enredo difere bastante do filme original; a começar pela sociedade dos macacos, retratada no texto como uma sociedade avançada tecnologicamente, com prédios, carros e aviões, porém estagnada do ponto de vista sociológico.

O protagonista, Ulysse Mérou é um jornalista que aceitou cobrir a primeira viagem tripulada à megaestrela Betelgeuse. Acompanhado do prof. Antelle e seu aprendiz, a viagem – que levará 700 anos da Terra para ser concluída – os leva a um planeta próximo dessa estrela.

Batizada pelos exploradores de Soror (francês para “irmã”, devido à sua atmosfera agradável e água potável), o trio de viajantes encontra uma humana nua, com comportamento animal, que batizam de Nova.

Não demora muito para que encontrem outros humanos em igual estado de animalidade, e para espanto dos terráqueos, macacos racionais e trajando roupas surgem na mata para caçar esses humanos.

Mérou, com o seu dom de fala e raciocínio, causa um verdadeiro furor no planeta e muda a vida de dois cientistas chimpanzés, a simpática Zira e o analítico Cornelius.

planeta1

Durante o texto, o autor mantém um ar de ironia e crítica velados. Ao questionar o mero fato de macacos se comportarem como seres humanos, Boulle faz que o leitor questione-se aonde termina o macaco e começa o humano em cada um de nós.

Narrado em primeira pessoa, o texto traz imensas digressões do protagonista sobre a natureza humana, nossa sociedade e a nossa humanidade. Questões levantadas lááá em 1963 que até hoje permanecem relevantes, e o relançamento do livro é uma ótima oportunidade para trazê-lo de volta aos debates literários aqui no Brasil.

A história se move em um ritmo lento, apesar de sua curta duração, mas nunca perde a linha satírica, e brinca o tempo todo com o absurdo que, afinal de contas, são fucking macacos usando fucking ternos e conversando sobre fucking ciência!

Pierre Boulle criou uma história que atravessou gerações, e a franquia O Planeta dos Macacos continua a todo vapor: o próximo filme, provavelmente intitulado como War on the Planet of the Apes estreia em 2017.

Não deixe de ler este livro incrível e instigante; as perguntas que você se fará sobre quem é humano e quem é o animal podem lhe trazer respostas surpreendentes. Reserve um espaço na sua prateleira para esta versão literária linda do O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle, lançada pela Aleph!

 planeta2

Texto by Guh Valente

IMG1116



Muito bom, pensei em fazer uma postagem sobre esse livro no meu blog, mas parei de ler quando Mérou resolve mostrar ao mundo que é mais do que um primata.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: