World Fabi Books











{junho 2, 2015}   Resenha: O Planeta dos Macacos (Pierre Boulle)

Olá, readers! Estamos de volta das férias! E a resenha de hoje é… planeta

Se atualmente a franquia O Planeta dos Macacos está em um alto patamar de consideração entre os amantes da boa ficção científica, o mérito não reside apenas no clássico de 1968 com Charlton Heston, mas sim, no livro provocativo e impactante do francês Pierre Boulle – também autor de A Ponte do Rio Kwai – que deu origem à franquia.

A obra já foi lançada no Brasil por outras editoras, e agora encontrou sua casa definitiva na Editora Aleph, que brindou os fãs com uma edição caprichada na apresentação.

O enredo difere bastante do filme original; a começar pela sociedade dos macacos, retratada no texto como uma sociedade avançada tecnologicamente, com prédios, carros e aviões, porém estagnada do ponto de vista sociológico.

O protagonista, Ulysse Mérou é um jornalista que aceitou cobrir a primeira viagem tripulada à megaestrela Betelgeuse. Acompanhado do prof. Antelle e seu aprendiz, a viagem – que levará 700 anos da Terra para ser concluída – os leva a um planeta próximo dessa estrela.

Batizada pelos exploradores de Soror (francês para “irmã”, devido à sua atmosfera agradável e água potável), o trio de viajantes encontra uma humana nua, com comportamento animal, que batizam de Nova.

Não demora muito para que encontrem outros humanos em igual estado de animalidade, e para espanto dos terráqueos, macacos racionais e trajando roupas surgem na mata para caçar esses humanos.

Mérou, com o seu dom de fala e raciocínio, causa um verdadeiro furor no planeta e muda a vida de dois cientistas chimpanzés, a simpática Zira e o analítico Cornelius.

planeta1

Durante o texto, o autor mantém um ar de ironia e crítica velados. Ao questionar o mero fato de macacos se comportarem como seres humanos, Boulle faz que o leitor questione-se aonde termina o macaco e começa o humano em cada um de nós.

Narrado em primeira pessoa, o texto traz imensas digressões do protagonista sobre a natureza humana, nossa sociedade e a nossa humanidade. Questões levantadas lááá em 1963 que até hoje permanecem relevantes, e o relançamento do livro é uma ótima oportunidade para trazê-lo de volta aos debates literários aqui no Brasil.

A história se move em um ritmo lento, apesar de sua curta duração, mas nunca perde a linha satírica, e brinca o tempo todo com o absurdo que, afinal de contas, são fucking macacos usando fucking ternos e conversando sobre fucking ciência!

Pierre Boulle criou uma história que atravessou gerações, e a franquia O Planeta dos Macacos continua a todo vapor: o próximo filme, provavelmente intitulado como War on the Planet of the Apes estreia em 2017.

Não deixe de ler este livro incrível e instigante; as perguntas que você se fará sobre quem é humano e quem é o animal podem lhe trazer respostas surpreendentes. Reserve um espaço na sua prateleira para esta versão literária linda do O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle, lançada pela Aleph!

 planeta2

Texto by Guh Valente

IMG1116



Carlos Bazuca says:

Muito bom, pensei em fazer uma postagem sobre esse livro no meu blog, mas parei de ler quando Mérou resolve mostrar ao mundo que é mais do que um primata.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Amor literário

Resenhas de Livros

Devaneios da Lua

Sobre tudo e ao mesmo tempo nada

Crônicas da Gaveta

Relatos amadores por @Cardisplicente

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Festival

Weekly Film Festival in Toronto & Los Angeles. Weekly screenplay & story readings performed by professional actors.

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: