World Fabi Books











{junho 9, 2015}   Declaração de Amor – Poema para os namorados (Carlos Drummond de Andrade)

Olá, olá, leitores queridos do nosso coração!

Estamos de volta com mais uma dica ÓTIMA de leitura para vocês: Declaração de Amor – Poema para os namorados do celebre e saudoso Carlos Drummond de Andrade!!!

declarações-de-amor-carlos-drummond-de-andrade

O livro, com apenas 64 páginas, foi publicado no mês passado (no dia 15 de maio) pela editora Companhia das Letras.

A obra faz um breve “panorama do amor” e, para isso, reúne vários trabalhos poéticos, românticos e deliciosamente apaixonados de Drummond, que, nestas páginas, teve o seu lado lírico totalmente exposto em 27 poemas, meticulosamente extraídos de 12 livros.

Para aqueles que desejam recordar um pouquinho sobre a história deste incrível e genial escritor, nós lembramos a vocês que o currículo de Carlos Drummond de Andrade começa em 31 de outubro de 1902, quando nasceu em Itabira do Mato Dentro (MG).

Ele começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do movimento modernista mineiro. Logo após, em parceria com outros escritores, ele fundou A Revista, que, apesar da vida breve, foi um importante veículo de afirmação do modernismo em Minas.

Depois, Drummond ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação – o cargo durou até 1945. E em 1954 começou a colaborar como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.

Alvo de admiração irrestrita (como sempre), tanto por suas obras quanto pelo seu comportamento como escritor, Carlos Drummond de Andrade encerrou sua magnífica carreira no dia 17 de agosto de 1987, quando, infelizmente, morreu no Rio de Janeiro RJ… Curiosamente, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

drummond1

Voltando à obra…

Todos os escritos ali agrupados, de forma tão singela e gostosa, vieram de uma criteriosa seleção realizada pelos netos do poeta Pedro Augusto Graña Drummond e Luis Mauricio Graña Drummond.

Além do mais, o livro é um deleite aos olhos, não somente pela leitura maravilhosa, mas também, por causa de seu projeto gráfico exclusivo e das lindas ilustrações feitas especialmente para a “coletânea” pelo aclamado artista Nik Neves.

Declaração de Amor_Carlos Drummond de Andrade

E para quem ficou curioso, eis a sinopse oficial da obra, publicada pela editora:

“Com o subtítulo “Canção de namorados”, esta reunião de poemas amorosos, românticos e deliciosamente apaixonados de Carlos Drummond de Andrade mostra a faceta mais lírica do grande poeta mineiro. Textos já clássicos ou que merecem uma nova leitura, como “Amar”, “Lembrete”, “Ausência”, “Toada do amor”, “Declaração de amor” e “O chão é cama”, foram criteriosamente selecionados por Luis Mauricio e Pedro Augusto Graña Drummond, netos do poeta e grandes conhecedores de sua obra. O resultado é uma celebração de beijos, abraços e carinhos – uma festa para o amor, enfim.” Degustação do livro: Declaração de Amor de Carlos Drummond de Andrade (Degustação)

Esta é a medida certa de romantismo para quem busca aquele presente especial no Dia dos Namorados, não é?

Texto by Fabi

IMG_20150310_230929

(na foto, participação especial do meu amor, Guh Valente!)



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
Crônicas da Gaveta

Relatos amadores de um coração cardisplicente...

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Writing and Film Festival Review

Feature Screenplay, TV Screenplay, Short Screenplay, Novel, Stage Play, Short Story, Poem, Film, Festival and Contest Reviews

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

• powersx3

' in your mind,i have all power #

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!

%d blogueiros gostam disto: