World Fabi Books











{outubro 29, 2012}   Dica de leitura do dia: Deltora Quest I

Deltora Quest I

 

 

 

Autora: Emily Rodda

 

.

.

.

“Thaegan engole sua comida predileta Em sua caverna, com a filharada irriquieta: Hot, Tot, Jin, Jod, Fie, Fly, Zan, Zod, Pik, Snik, Lun, Lod e o temível Ichabod. Cada criança segura um sapo viscoso. Em cada sapo, contorcem-se dois vermes, cada qual mais apetitoso; em cada verme, cavalgam duas pulgas cheias de coragem. Quantos vivem na caverna de Thaegan em meio à folhagem? ” (enigma do capitulo “As três perguntas”, do segundo livro da série Deltora Quest I – O Lago das Lágrimas)

Esse trecho acima refere-se a um dos enigmas que aparecem como obstáculo para os personagens principais de Deltora Quest, uma série dividida em três partes, que totalizam 15 livros:

  • Deltora Quest I: A Busca de Deltora (com 8 livros);
  • Deltora Quest II: No Reino das Sombras (com 3 livros);
  • Deltora Quest III: Dragões de Deltora (com 4 livros).

E no post da vez, irei falar sobre a primeira parte dessa coleção de obras escritas pela australiana Emily Rodda. Hoje, o tema é Deltora Quest I: A Busca de Deltora.

A senhora Rodda narra as aventuras de três companheiros, Lief, Barda e Jasmine, os quais se envolvem nas mais mirabolantes aventuras, com o objetivo de ajudar o reino de Deltora a acabar com o sofrimento e devastação causados pelo terrível Senhor das Sombras.

O reino de Deltora é governado por uma altiva e índole linhagem de reis, que carrega o símbolo máximo: o Cinturão de Deltora! Tal cinturão é formado por sete pedras preciosas que representam os sete povos que compõem o reino.

Quando o precioso acessório/artefato é roubado pelo Senhor das Sombras, as pedras que o compõem são espalhadas por todo o reino. E com isso, o mal e a escuridão se espalham por toda parte. Dramático, não acham?

E, como de praxe, apenas uma pessoa é capaz de derrotar o maligno Senhor das Sombras: o legitimo herdeiro ao trono! Contudo, tal personagem desaparece no começo de todo o enredo, quando o Cinturão é roubado e, no processo, quase toda a linhagem é dizimada! E para complicar um pouco mais, é somente com todas as pedras, disposta na ordem correta, que se pode encontrar o tal herdeiro.

A caçada às pedras realmente começa quando nós, leitores, somos apresentados ao jovem Lief. Acompanhado de Barda, o melhor amigo e protetor de Lief, a viagem começa! No meio da jornada, eles vão encontrando muitos perigos, e colecionando algumas amizades, como a da jovem Jasmine, a qual se torna uma companheira constante de ambos nas aventuras, compondo assim o celebre trio de Deltora Quest.

A escritora, como vocês talvez tenham percebido, concebeu a série como um clássico livro de “busca e aventura”, o que acabou por justificar e caracterizar o tamanho, inicialmente surpreendente, da continuação dos livros. Aliás, pode-se dizer que Rodda modelou propositadamente o enredo da série em uma estrutura de um vídeo-game, pois, além da aventura ter alguns pontos que realmente lembram a história de alguns desse tipo de jogos, ela mesma confessou que teve a ideia de escrever Deltora Quest após ter assistido suas crianças jogando uma partida vídeo-game.

Reza a lenda que Rodda trabalhou no manuscrito por muitas horas antes de dá-lo á seu editor. A maior parte do trabalho se deu no desenvolvimento completo do mundo de Deltora, pois a escritora acredita que os autores de fantasia devem fazer seus mundos imaginários parecerem completamente reais. Interessante, não?

O que, aparentemente, ajudou Emily Rodda a criar todo o completo e complexo mundo fantástico de Deltora foram os sucesso anteriores da autora, as séries: Rowan, O Guardião e Segredo das Fadas. Além do mais, a série é conhecida pelos diversos animais e plantas criadas pela autora.

E para os fãs de filmes e animes, a série já possui uma temporada completa de anime produzido pela Oriental Light and Magic e dirigido por Mitsuru Hongō. E, há algum tempo, a autora vem demonstrando interesse em adaptar as obras em um filme. Contudo, dizem as más línguas, que tal projeto talvez já tenha sido recusado, pelo simples fato de que um filme traria uma adaptação muito grande e, por isso, poderia acabar por ter muitos cortes e mudar pontos interessantes dos livros.

E, para quem curte anime, mas, prefere se envolver no mundo monocromático dos mangás, a série Deltora Quest também foi publicada nesse estilo de “HQ invertido e oriental”, pela editora japonesa Bom Bom Comics e Kodansha.

Eu pretendia fazer um breve resumo de cada um dos livros que compõem o Deltora Quest, apenas para incluí-los um pouco mais dentro do enredo dessa fantástica série. Contudo, acredito que o post acabaria ficando longo demais e poderia se tornar enfadonho, portanto, vou apenas apresentar-lhes os títulos dos sete livros da primeira parte da divertida saga.

  • Livro I: As Florestas do Silêncio
  • Livro II: O Lago das Lágrimas
  • Livro III: A Cidade dos Ratos
  • Livro IV: As Dunas
  • Livro V: A Montanha do Medo
  • Livro VI: O Labirinto da Besta
  • Livro VII: O Vale dos Perdidos
  • Livro VIII: O Retorno à Del

A série Deltora Quest I, ao meu ver, é escrita em um estilo simples, quase infantil, e surpreende pelo carisma das personagens, da estrutura narrativa agradável, e pelo espantoso roteiro, o qual guarda muitas surpresas no caminho. São livros caracterizados pelas clássicas aparições de monstros; pelas lutas a cada transformação de cenário; e pelas aparições de personagens e objetos típicos de livros de fantasia.

Assim sendo, são livros fáceis de ler e muito interessantes, que não ficam nada a dever às grandes produções literárias e best-sellers. Sem dúvida é uma série que pode agradar a todos que procuram uma história diferente e agradável.

 

 

 

 

 

 

Espero que tenham gostado desta resenha/crítica/dica literária!

Beijos meus queridos =***



Deixe um comentário

et cetera
Guia de TI

O maior portal de cursos, capacitação e educação em tecnologia e desenvolvimento do Brasil.

Devaneios da Lua

Sobre tudo e ao mesmo tempo nada

Crônicas da Gaveta

Relatos amadores por @cardisplicente

Sara M. Adelino

Tradutora. Revisora. Redatora.

WILDsound Festival

Daily Film & Screenplay Festivals in Toronto, New York City, Chicago & Los Angeles.

Destino Feliz

Seu Blog de Viagens, Roteiros e Experiências

dmaimalopes

A great WordPress.com site

delenaalways

A fine WordPress.com site

evilking.wordpress.com/

Comic Book and related work by Danilo Beyruth

ibooksney

EM ANDAMENTO

My Broken Throat

Até que o medo se desfaça... Um engano do destino

nicoleravinos

"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado"

Action Nerds

Bonecos, tirinhas e nerdices. Aqui você encontra tudo isso!